Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Homenagem ao compositor Fernando Mendes

Fernando Mendes – músico, transcritor e compositor de Alvarenga, falecido há cerca de um ano – será homenageado este domingo com um concerto pela Banda Sinfónica da GNR.
O concerto – marcado para as 16:00, na Igreja do Mosteiro de Arouca – encerra a Semana Cultural 2010.
Conhecido no meio musical como «o Mestre», Fernando Mendes foi responsável por grande parte das transcrições de orquestra para a Banda Sinfónica da GNR. Iniciou-se na música praticamente como autodidacta, chegando mesmo a compor sem ter total domínio sobre a teoria musical. Mais tarde, frequentou o Conservatório Nacional e integrou a Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional.
A Banda da GNR surgiu em 1838, por decreto de D. Maria II, na altura denominada Banda da Guarda Municipal. Com a Implantação da República, passa a denominar-se Banda de Música da Guarda Nacional Republicana.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Exposição «Os balões de ar» na galeria Tomás Costa

A exposição de pintura «Os balões de AR – Entre a realidade e o sonho», de Miguel Oliveira, é a proposta da galeria Tomás Costa, na Praça da Cidade, para ver até dia 19 de Junho.
A mostra tem como tema predominante «as almas que pairam no ar e os cubos que nos transportam» e pode ser apreciada entre as 10:00-13:00 e entre as 15:00 e as 19:00 (de terça-feira a domingo) e ainda entre as 21:00 e as 23:00, às sextas, sábados e domingos.
Nascido em Cucujães, em 1980, Miguel Oliveira, realizou a sua primeira exposição em 2000 e, desde então, já participou em inúmeras mostras colectivas e individuais.

S. JOÃO DA MADEIRA

Espectáculos no palco d’ «A Cidade no Jardim»

No Jardim Municipal de S. João da Madeira decorre mais uma edição do evento «A Cidade no Jardim».
Além das tasquinhas e dos «stands» de exposição, há diversos espectáculos – sempre com entrada livre – para ver no palco até domingo. Nesta data, às 22:30, realiza-se o concerto de encerramento pela Orquestra Académica da Banda de Música do concelho.

SANTA MARIA DA FEIRA

Pintura e desenho na biblioteca

«Narrativa de fugas: o corpus umbilicus na cesura do tempus» é o título da exposição de pintura e desenho, da autoria de Alexandra de Pinho, patente na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.
«No decorrer da exposição, livros, autênticos objectos de desejo de linguagem, articulam o poder da palavra em prol do seu autoconhecimento, conjugando-se por sentir e experimentar esse próprio corpo», explica a artista.
A mostra – a decorrer até 27 de Junho – pode ser vista de segunda-feira a sábado, entre as 12:00 e as 23:00, e aos domingo (15:00-23:00).

VALE DE CAMBRA

«Diabo na Cruz» nas festas em honra de Santo António

O concerto dos «Diabo na Cruz» marca o programa desta sexta-feira das festas em honra de Santo António, em Vale de Cambra.
O concerto – com entrada gratuita – realiza-se no palco principal a partir das 22:30.
No palco secundário actuam também esta noite os «Bypass», às 20:30, e «The Allstar Project», às 21:30.
As tradicionais festas em honra de Santo António prolongam-se até domingo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *