Cultura, Desporto, Oliveira de Azeméis

Praça da cidade transformada em «FanZone» durante um mês – Oliveira de Azeméis

A Praça da Cidade, em Oliveira de Azeméis, vai transformar-se, a partir desta sexta-feira e durante um mês, numa grande «FanZone» onde se vão misturar as emoções do campeonato mundial de futebol, o artesanato, a música e os desportos radicais.
A antecipar o Verão e aproveitando a participação de Portugal no mundial de futebol da África do Sul, a autarquia aposta forte na dinamização de um dos espaços nobres de Oliveira de Azeméis levando a que, durante um mês, as atenções estejam centradas na Praça da Cidade.
Neste espaço os oliveirenses poderão seguir, no ecrã ali instalado, os jogos da selecção portuguesa, conhecer e comprar artesanato de várias regiões do país, participar em actividades radicais ou assistir ainda a concertos de diferentes sensibilidades musicais no âmbito do Festival da Juventude.
Segundo Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, «a FanZone pretende reunir num mesmo espaço um conjunto de iniciativas e eventos concebidos para diferentes públicos potenciando as estruturas da Praça da cidade e o interesse suscitado pela realização do campeonato do mundo de futebol».
«Pretendemos atrair mais pessoas a esse espaço central da cidade e por essa razão, decidimos este ano, excepcionalmente, organizar ali a Feira de Artesanato», explica o autarca.
Além da projecção, em ecrã gigante, dos jogos da selecção portuguesa que irá disputar o campeonato do mundo de futebol, o Festival da Juventude é outro dos eventos que irá animar a Praça da Cidade. «Teremos concertos com bandas destinadas ao público jovem, incluindo a presença de grupos do concelho», esclarece Hermínio Loureiro, adiantando que «com esta opção estamos a captar novos públicos e a dar mais vida a uma das zonas urbanas mais movimentadas».
O primeiro dia de actividade da FanZone (11 de Junho) fica marcado com a inauguração da 16ª edição da Feira de Artesanato, a projecção dos primeiros jogos do mundial de futebol e, à noite, a realização de quatro espectáculos, o primeiro (21h30) a cargo do rapper oliveirense MOB, um jovem promissor no mundo do hip-hop.
A noite será longa, seguindo-se as actuações das bandas oliveirenses «The Rangers» e «Celtibéria» e ainda dos DJ DP, DJ Timid e Celtic Beat.
O estilo musical hip hop volta ao palco da Praça da Cidade a 18 de Junho (22h00) com os «Mundo secreto», uma banda já com 10 anos de percurso e dois albúns gravados. A banda consagrada «Ez Special» actua ainda nesse dia apresentando alguns dos maiores êxitos musicais de um dos grupos mais bem sucedidos da actualidade.
A 25 de Junho, dia grande com o jogo que irá pôr em confronto Portugal e o Brasil, a «Fanfarra Kaustika» mostra, a partir das 17h00, a variedade de estilos musicais que habitualmente leva aos palcos por onde já actuou, incluindo a «Expo Zaragoza 2008».
O reggae é a proposta da banda «Quem é o Bob?» que actuará ainda nesse dia, às 21h30, tocando os temas mais emblemáticos de Bob Marley. Seguem-se os «Mind da Gap», um grupo de referência no hip-hop e que em 2006 foi nomeado para melhor banda da MTV European Music Awards.
A noite termina com os «Deep&Soul Project», banda criada em 2004 e com actuações em Portugal, Espanha, Inglaterra e Polónia. O grupo assume-se como a primeira House Band em Portugal.
Aos espectáculos musicais há ainda a acrescentar actividades radicais nos fins-de-semana de 19 e 20 de Junho (rollerball e bikelooping) e 3 e 4 de Julho (campo de futebol).
Parte da «FanZone» está também reservada aos stands participantes da Feira de Artesanato que terá as portas abertas de segunda a quinta-feira das 19h às 23h e às sextas-feiras entre as 19h e as 24h00.
Aos sábados e domingos o certame recebe visitantes entre as 15h e as 24h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *