Cultura, Mangualde

Os livros estiveram em festa em Mangualde

Entre os dias 1 e 6 de Junho todos os caminhos da escrita convergiram para a Avenida Conde D. Henrique, em Mangualde. Durante seis dias, a Câmara Municipal de Mangualde, através da Biblioteca Municipal, e em colaboração com os Agrupamentos de Escola e Escola Secundária, através das respectivas Bibliotecas Escolares, levaram a cabo diversas actividades dirigidas não só às crianças de todo o concelho, como também à comunidade em geral. No centro estiveram os livros que, este ano, foram apresentados pelas Livraria Adrião, de Mangualde e, Livraria Pretexto de Viseu. O encerramento da Festa do Livro, a 6 de Junho, contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mangualde e Vereador da Educação, Joaquim Patrício, que agradeceu a todos os que participaram, contribuíram e estiveram presentes a festejar o livro e a leitura, proferindo palavras de motivação para a continuidade e melhoria de actividades deste teor, imprimindo sempre força na componente do trabalho cooperativo.
Várias turmas foram envolvidas na dinamização da festa, apresentando actividades para outros grupos de crianças que visitaram o espaço dedicado aos livros. Também professoras e técnicas de biblioteca promoveram sessões da “Hora do Conto”, dramatizações e ateliês, procurando proporcionar experiências diferentes em torno do livro, às crianças que visitaram o espaço.
Apesar das altas temperaturas que não ajudaram a tirar maior partido das tendas dos livros, visitaram a festa praticamente todas as crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo do concelho, na sua maioria transportados pela Câmara Municipal para este fim.
O início desta actividade coincidiu com a comemoração do Dia Mundial da Criança, sobretudo assinalada pelo Agrupamento Gomes Eanes de Azurara com uma marcha intitulando os Direitos da Criança e uma largada de pombos. Neste dia 1 de Junho, a Junta de Freguesia de Mangualde juntou-se à Festa do Livro oferecendo um espectáculo de Palhaços às crianças não só da freguesia como a todas as outras que puderam estar presentes.
A Festa do Livro, contou também com as vozes e a música fantásticas de alguns jovens do concelho que vieram abrilhantar o livro e leitura, com a dança que fez movimentar e animou a noite de 2 de Junho e ainda o Festival da ACAB que foi integrado na programação de 5 de Junho e que trouxe à festa população de outros concelhos. Inteirou também a programação o Grupo de Ginástica do Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara e um grupo de 22 crianças, acompanhadas pelos seus familiares, que desfilaram encarnando a sua personagem preferida das histórias infantis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *