Cultura, Póvoa de Varzim

Mário Soares abre Ciclo de Conferências na Póvoa

Na próxima terça-feira, 15 de Junho, às 22h00, irá realizar-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma Conferência proferida por Mário Soares intitulada “Cem Anos da República”.
Esta é a primeira de um Ciclo de Conferências que contará com personalidades como Artur Santos Silva, Presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário do República, Miguel Veiga, António Nóvoa e João Marques.
Mário Soares, advogado, historiador e político, nasceu em Lisboa a 7 de Dezembro de 1924. Casou com Maria Barroso em 1949, tem uma filha, um filho e cinco netos. Entre os vários altos cargos políticos que exerceu, merece destaque o facto de ter sido o primeiro Presidente civil eleito directamente pelo povo, na história portuguesa, em Janeiro de 1986, tendo sido reeleito em 1991 para um segundo e último mandato de cinco anos. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1951, e em Direito na Faculdade de Direito da mesma Universidade, em 1957. Foi professor do ensino secundário (particular) e foi Director do Colégio Moderno, em Lisboa. Exerceu a advocacia durante vários anos e, aquando do seu exílio em França, foi “Chargé de Cours” nas Universidades de Vincennes e da Sorbonne. Foi igualmente professor associado na Faculdade de Letras da Universidade da Alta Bretanha (Rennes) e professor catedrático convidado da Universidade de Coimbra, Relações Internacionais. É membro do Conselho de Estado e Presidente de várias instituições. Mário Soares publicou mais de 30 livros, traduzidos em vários línguas. Colabora intensamente em diversos jornais e revistas. Os seus principais discursos e intervenções durante a Presidência da República foram publicados em 10 volumes. Mário Soares foi agraciado com numerosas e importantes condecorações nacionais e internacionais (de mais de 40 países) e foi laureado com vários prémios internacionais.
A iniciativa, uma organização conjunta da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e de “O Comércio da Póvoa de Varzim”, insere-se na programação de Comemorações que assinalam o Centenário da Implantação da República na nossa cidade.
 “Na Maré da República”, título das Comemorações na Póvoa, arrancou oficialmente em Fevereiro, altura em que foram apresentadas algumas das actividades previstas e anunciado o sítio oficial do evento.
No sítio das Comemorações, que pode consultar no final desta página, está disponível informação sobre as Comemorações na Póvoa de Varzim, com a Agenda Local, em constante actualização, a apresentação dos vários parceiros, uma área para actualizações noticiosas, entre outros. Disponibiliza ainda informação sobre a República na Póvoa de Varzim, apresentando a cronologia local, a toponímia, os Rostos da República, a imprensa e imagens da época. Dando uma visão global, o sítio tem também uma área sobre informação a nível nacional, disponibilizando conteúdos sobre a Bandeira e o Hino Nacionais, a 1ª Constituição da República, entre outros.
“Na Maré da República” – sítio das Comemorações da Implantação da República

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *