Arouca, Sociedade

Balanço positivo da Semana Europeia de Geoparks 2010 – Arouca

Foram duas semanas com múltiplas e diversas actividades de áreas tão díspares como a geologia, a literatura ou o desporto aventura. Pelo segundo ano consecutivo, o Arouca Geopark aderiu, entre 22 de Maio e 6 de Junho, à Semana Europeia de Geoparks, uma iniciativa promovida pela Rede Europeia de Geoparks, sob os auspícios da UNESCO.
 
No final, o Coordenador da AGA – Associação Geoparque Arouca, António Carlos Duarte, fez um balanço muito positivo deste evento. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, não só pela diversidade de actividades que foram organizadas, mas sobretudo pelo envolvimento dos associados da AGA e da comunidade local na promoção desta Semana. É este trabalho de parceria que cada vez mais pretendemos fomentar no Geopark Arouca.”
 
Entre as iniciativas realizadas destacam-se o rafting nocturno, onde os mais aventureiros puderam viver a experiência única de descer o rio Paiva, organizada pelo Clube do Paiva, a Praça da Ciência e as Jornadas SOS Terra, promovidas pela Escola Secundária de Arouca, “Curtas na Aldeia”, organizado em parceria com o Cineclube de Arouca e com o apoio da Junta de Freguesia de Janarde, durante o qual foi projectado, na lugar de Silveiras, o filme “A Bela Aldeia de Silveiras”, com os habitantes a demonstrarem enorme satisfação por acolherem esta actividade.
 
A saída de campo “A Serra aqui tão perto”, promovida pela Fábrica da Ciência e o workshop temático “Doces Regionais”, dinamizado pela Casa do Pão-de-Ló – A. Teixeira Pinto, o geo-menus, com alguns restaurantes locais, a criarem menus temáticos relacionados com o Geopark Arouca, foram outros dos momentos que marcaram esta iniciativa que culminou com a cerimónia de entrega dos prémios do concurso de artesanato “Geo-Arte” aos vencedores, que decorreu na Biblioteca Municipal de Arouca.
 
Há actividades permanentes, que integraram este evento, que continuam patentes, como é o caso da exposição itinerante “Biodiversidade no Paleozóico”, exposição do concurso escolar “Alterações climáticas e Biodiversidade” no Museu Municipal de Arouca e a exposição “Memórias de Infância no Geopark Arouca”, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Arouca.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *