Cultura, Lamego

Talento de alunos de ourivesaria cria jóias originais – Lamego

O resultado final do trabalho desenvolvido pelos alunos do Curso EFA de Assistente de Ourivesaria esteve patente ao público no Teatro Ribeiro Conceição/ Teatro Municipal de Lamego no âmbito da exposição Construa a Sua Jóia. Esta mostra foi constituída por um espólio original de peças de ourivesaria e joalharia, cuja execução implicou o recurso a diversos processos específicos desta área, nomeadamente a cravação, a joalharia e a cinzelagem.

     Ao longo de 18 meses, doze aprendizes frequentaram este curso de educação e formação de adultos, ao longo do qual assimilaram diversas técnicas de ourivesaria. Com muito talento e perseverança, aprenderam, por exemplo, a criar peças de prataria e filigrana, a fabricar ligas em metais preciosos e a executar a cravação de pedras. Dependendo do momento de inspiração e da habilidade do artista, foram criados anéis, brincos, colares e pregadeiras, em ouro, prata, platina e cobre. 

     O Curso EFA de Assistente de Ourivesaria foi promovido pelo Programa Operacional do Potencial Humano (POPH), em parceria com a Câmara Municipal de Lamego e a Bienal da Prata – Associação Artística e Cultural.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Sim,
    foi um curso interessante e bonito de aprender só foi pena nao terem apostado mais em nós .Pois gostava que tivesse continuidade.A ver vamos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *