Cultura, Nisa

“Os xailes bordados e as festas populares” – Nisa

Em Nisa, no Museu do Bordado e do Barro, está patente até Setembro a exposição “OS XAILES BORDADOS E AS FESTAS POPULARES”.

   Com esta mostra, pretende-se dar a conhecer os de xailes bordados usados pelas nisenses nas festas dos Santos Populares – Santo António, S. João e São Pedro.

   Em tempos recuados, destacavam-se as festas em honra de S. João, ainda hoje relembradas pelos mais velhos como uma noite de folia que durava até de madrugada. Nas festas populares, o xaile bordado a cores variadas e garridas era peça fundamental na indumentária das raparigas, o objectivo era que cada uma delas se destacasse pela sua beleza e encontrasse o seu “príncipe encantado”.

      Os xailes típicos de Nisa são brancos ou pretos, embora, pudéssemos encontrar xailes azuis, cor-de-rosa, ou vermelhos. São bordado a ponto de cadeia com desenhos que têm uma temática que nos reporta para a flora local, com cores garridas.

    Em Alpalhão o xaile é bordado à máquina, de cor branca com flores variadas e de cores fortes ou vermelho bordado a branco e amarelo.

   Em Montalvão surge o xaile de pêlo de cabra, com características muito distintas, tanto pela matéria de que é feito, como pela técnica utilizada na sua concepção. Também em Montalvão, encontramos o xaile de lã bordado a cores várias, mas onde predominam o rosa e o verde.

   A exposição no Núcleo Central do Museu do Bordado e do Barro, localizado no Largo das Portas de Montalvão, pode ser visitada de terça feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *