Ansião, Sociedade

Ansião assina protocolo de Geminação com S. Vicente- Brasil

O Município de Ansião vai celebrar, no dia 8 de Junho, um protocolo de geminação com a cidade de São Vicente, no Brasil. A geminação foi aprovada a 28 de Maio, aquando da reunião de Câmara descentralizada, realizada em Avelar.

A geminação entre as duas localidades acontece no seguimento de contactos mantidos de há algum tempo a esta parte com a Prefeitura de São Vicente, que há algum tempo tinha manifestado o seu interesse em estabelecer a geminação. O protocolo de geminação, a assinar entre o presidente da Câmara de Ansião, Rui Rocha e o Prefeito de São Vicente, Tércio Júnior, estabelece diversas áreas de colaboração, nomeadamente a educação, a solidariedade social, o desenvolvimento económico, a cultura e a promoção de produtos endógenos. A geminação será formalizada em São Vicente, no dia 8 de Junho, e integra-se na deslocação que uma comitiva de Ansião. Assim, até 10 de Junho encontra-se no Brasil o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, Rui Rocha, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Marques, os vereadores Célia Domingues e António José Domingues e o Chefe de Gabinete do Presidente, Nuno Lourenço.

Simultaneamente, encontra-se em Santos, outra cidade geminada com Ansião, uma delegação do Rotary Club de Ansião, que vai celebrar acordos de cooperação com dois clubes rotários locais.

Do programa da visita consta a recepção da comitiva ansianense nas respectivas prefeituras, a realização de um almoço de confraternização com ansianenses radicados em Santos, reuniões com os prefeitos de Santos e São Vicente, bem como a realização de uma palestra alusiva ao Dia de Portugal, 10 de Junho. Por ocasião da assinatura do protocolo de cooperação com São Vicente, Rui Rocha receberá o título de cidadão vicentino. São Vicente é uma cidade do litoral do estado de São Paulo, confrontando com Santos. Foi a primeira cidade fundada pelos portugueses no Brasil, em 1532. Com cerca de 320 mil habitantes e uma área de 146 km2, a sua principal actividade económica é o turismo, pelas suas praias e monumentos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *