Póvoa de Varzim, Sociedade

Festa de Nossa Senhora do Desterro – 13 de Junho, na Póvoa de Varzim

Realiza-se, no dia 13 de Junho, a Festa de Nossa Senhora do Desterro, solenidade religiosa conhecida pelos tapetes de flores que ornamentam as ruas envolventes à Igreja de Nossa Senhora do Desterro, na zona norte da Póvoa de Varzim. A festividade terá o seu ponto alto às 16h00 com a Grandiosa Procissão composta por seis andores e acompanhada pela Banda Musical e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim. O itinerário da procissão será o seguinte: Rua Patrão Sérgio, Rua Elias Garcia, Rua Patrão Lagoa, Avenida Mousinho de Albuquerque, Rua Caetano de Oliveira, Rua Latino Coelho, Avenida dos Banhos à Praia da Salgueira (onde é assinalada por um grande tiroteio) e Rua Serpa Pinto, recolhendo à Igreja. O dia principal da festa começa às 9h00, com a salva de morteiros e a participação da Banda Musical da Póvoa de Varzim, que a partir da Praça do Almada percorrerá ruas do Bairro Norte até à igreja do Desterro, onde actuará em concerto. Às 10h00, na igreja, realiza-se uma missa solene, com a participação do coro local, e que inclui ainda um sermão pelo orador sacro, Padre João Monteiro. A anteceder o início da procissão, a Banda Musical da Póvoa de Varzim volta a actuar, às 15h00.
Nos dias 10 e 11, às 18h00, e dia 12, às 15h30, realiza-se um Tríduo Preparatório para a Festa, seguido de missa com um sermão proferido pelo Padre Manuel Martins. Entre os dias 4 e 9 de Junho decorre a Novena Preparatória para a Festa.
As festas em honra de Nossa Senhora do Desterro revestem-se de grande importância, sobretudo para a comunidade piscatória, particularmente devota desta santa. Os tapetes de flores, tradição já muito antiga, e a procissão são dois dos aspectos mais marcantes das festividades.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *