Cantanhede, Cultura

XII Feira de Artesanato de Cantanhede na Praça Marquês de Marialva

A Feira de Artesanato de Cantanhede mantém a sua periocidade anual, regressando este ano à Praça Marquês de Marialva, numa edição que vai decorrer de 10 a 13 de Junho, e onde será dada grande expressão a duas actividades de assinalável dimensão sociocultural.

Com uma estrutura concebida para promover a divulgação do que mais significativo se produz em termos de artesanato no Concelho de Cantanhede e no resto do país, o certame proporcionará também ao público a possibilidade de apreciar alguns dos mais representativos acepipes da tradição gastronómica regional e assistir a um vasto programa de animação cultural e musical que irá contribuir para o verdadeiro clima de festa que tem caracterizado esta iniciativa desde a sua primeira edição.

No que se refere ao artesanato, a XII Feira de Artesanato vai registar a presença de 53 artesãos que vão apresentar ― em alguns casos com demonstrações ao vivo ― trabalhos em cerâmica, ferro, madeira, vime, couro e raízes, bem como artefactos decorativos que dão expressão a uma significativa participação de artesanato urbano. Desta vertente fará também parte a apresentação de produtos regionais, quer sejam vinícolas, com a presença de três adegas locais que trazem exclusivamente produto das terras do Concelho, quer sejam alimentares, como o Bolo de Ançã, os Tremoços de Cadima e o mel e seus derivados.

O evento contará  ainda com a participação de sete colectividades que irão apresentar, em seis tasquinhas, os sabores e aromas da região, designadamente os petiscos que distinguem a rica tradição culinária da Bairrada e da Gândara, acompanhados com o bom vinho do Concelho de Cantanhede.

A XII Feira Artesanato de Cantanhede – Tapas & Papas decorrerá nos dias 10 e 11 das 15.00 horas às 23.00 horas, e nos dias 12 e 13 de Junho das 10.00 horas às 23.00 horas, sempre com um programa de animação à noite. No dia 10 de Junho, quinta-feira, sobem ao palco montado na Praça Marquês de Marialva o Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede e o Grupo Roncos & Curiscos da Academia de Música de Ançã, na sexta-feira é a vez do Grupo Típico de Cadima, no sábado a noite é dedicada aos sons jazz do Grupo Sax & Companhia e dos Dixie Gringos Jazz Band e no domingo o certame encerra com a actuação do Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede e do Grupo de Cantares Cantorias e com um espectáculo de fado a cargo de Carolina Pessoa e Nuno Sérgio. 
 

XII Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede

programa 

DIA 10 | QUINTA-FEIRA

16h30 – Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede

21h30 – Grupo Roncos & Curiscos da Academia de Música de Ançã 
 

DIA 11 | SEXTA-FEIRA

21h30 – Grupo Típico de Cadima 

DIA 12 | SÁBADO

15h00    Grupo de Danças e Cantares do Pedra Rija de Portunhos

17h30 – Grupo Sax & Companhia

21h30 – Dixie Gringos – Jazz Band 

DIA 13 | DOMINGO

16h00 – Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede

17h30 – Grupo de Cantares Cantorias

21h00 – Noite de Fados: Carolina Pessoa e Nuno Sérgio

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *