Sociedade, Valongo

Autarquia lança projecto de recolha e reutilização de vasos – Valongo

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho, a Câmara Municipal de Valongo vai lançar o projecto “mal-me-quer Bem-me-quer”, uma iniciativa que visa a recolha de vasos de plástico, vazios ou com plantas, e a sua posterior reutilização em projectos de requalificação ambiental.

Os munícipes podem a partir de agora entregar os seus vasos de plástico vazios num dos pontos de recolha do projecto existentes em todas as freguesias do concelho. As plantas envasadas podem ser entregues nos hortos municipais (Horto Municipal de Campo, Travessa Padre Américo, e Horto Municipal da Palmilheira, em Ermesinde).

Pontos de recolha dos vasos vazios:

  • Horto Rosália, Alfena
  • Centro Paroquial e Social de São Martinho do Campo
  • Maxmat, Ermesinde
  • Vila Beatriz, Ermesinde
  • Centro Social e Paroquial de Santo André de Sobrado
  • Bricomarché, Valongo
  • Maxgarden, Valongo

Os vasos vazios no âmbito deste projecto serão encaminhados para o Viveiro de Espécies Autóctones, um local cujo objectivo é produzir árvores e arbustos com vista à sua utilização em projectos de requalificação paisagística das margens das linhas de água e das áreas florestais. Com esses vasos poderão ser efectuados trabalhos de germinação de sementes e crescimento de árvores e arbustos, a ser plantados nas margens dos rios, nomeadamente o Ferreira, o Leça e o Simão, e nas Serras de Santa justa e Pias. No caso das plantas envasadas, será efectuado um diagnóstico inicial com o objectivo de se avaliar a sua viabilidade, procurando-se, sempre que possível, a sua recuperação para posterior colocação em espaços públicos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *