Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Semana do Ambiente na Póvoa de Lanhoso

Decorre até 5 de Junho a Semana do Ambiente na Póvoa de Lanhoso, com o tema: Biodiversidade para a Sustentabilidade. As actividades propostas têm por objectivo sensibilizar a comunidade em geral para a importância da preservação da biodiversidade para o desenvolvimento equilibrado da nossa sociedade.
As acções decorrem, essencialmente, no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, local de eleição para a sensibilização para a adopção de práticas amigas do ambiente, e destinam-se à comunidade, em geral, e à população escolar, em particular. São diversas as possibilidades para aqueles que se interessam pelas questões da Biodiversidade e Sustentabilidade, passando por workshops até um Jantar Biológico, no Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho).
O programa iniciou no dia 31 de Maio, segunda-feira, com um workshop de saquinhos de cheiro com as plantas aromáticas e medicinais existentes em volta do próprio edifício que acolhe o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos (CICC), que se realizou no mesmo CICC, entre as 9h00 e as 12h30, uma actividade destinada aos alunos do ensino profissional e secundário. Paralelamente, os interessados puderam participar no cultivo das hortas comunitárias biológicas existentes nas imediações do Centro, entre as 8h30 e as 12h00.
Para o dia 1 de Junho, terça-feira, a proposta foi a participação em ateliês de reutilização e no jogo “Vamos Separar” (entre as 10h30 e as 16h30) para crianças do ensino pré-escolar, no CICC.
Para o dia 2 de Junho, as propostas são o workshop de sabonetes ecológicos fabricados a partir da reciclagem de óleos usados, o que irá decorrer entre as 9h30 e as 17h30, e, paralelamente, os interessados podem participar no cultivo das hortas comunitárias biológicas existentes nas imediações do Centro, entre as 8h30 e as 12h00. A participação no workshop exige a marcação prévia pelos interessados para o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos através do 253 632 790 ou centro.ambiental@mun-planhoso.pt.
No dia 4 de Junho, assinala-se o Ano Internacional da Biodiversidade, estando previstas diversas actividades, com diferentes equipas da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, entre as 9h30 e as 17h00: o Percurso Pedestre Interpretativo Maria da Fonte (entre o Castelo e o CICC); o atelier de colocação de ninhos nas árvores do Parque do Carvalho de Calvos, com a colaboração da Equipa de Espaços Verdes; uma visita guiada e plantação nas Hortas Comunitárias Biológicas, com a colaboração do Gabinete de Apoio ao Bioagricultor; uma visita guiada à bordadura de Plantas Aromáticas e Medicinais do CICC; e o atelier “Vamos tirar as medidas à Floresta”, com colaboração do Gabinete Técnico Florestal.
Para sábado, dia 5 de Junho, está prevista a realização de um jantar Biológico Volante, no Hotel Rural Vila Joaquina (20h00), que visa a divulgação e promoção dos produtos biológicos locais junto do público, em geral. Para esta actividade é necessária marcação até ao dia 2 de Junho, para o próprio Hotel Rural (consulte aqui mais informação).
Durante todos os dias desta semana, entre as 9h00 e as 17h00, haverá provas de infusões biológicas; visitas guiadas ao CICC; e a oferta de livros “O Mundo da Agricultura Biológica”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *