Cultura, Reguengos de Monsaraz

Rui Veloso, José Cid e D`ZRT actuam nas Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz

Rui Veloso, José  Cid e D`ZRT são os destaques musicais das Festas de Santo António, que decorrem entre os dias 9 e 13 de Junho, no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. O programa das festas em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz integra ainda as tradicionais marchas populares, actuações do grupo Canta Brasil e da Lisbon Big Band. 

As Festas de Santo António são organizadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz e a abertura oficial decorre na quarta-feira, dia 9 de Junho, pelas 19h, com a visita aos espaços das instituições e à Exposição de Automóveis Clássicos e Antigos, no Pavilhão Multiusos. Às 21h, no anfiteatro ao ar livre, actua o Grupo Etnográfico de Quelfes, que fez renascer a antiga “Dança dos Velhos”, apelidada de cómico-dramática e que era executada somente por homens, provocando hilaridade nos espectadores uma vez que o papel das mulheres é desempenhado por alguns homens que se disfarçam de tal modo que ninguém pode passar sem rir. Às 22h sobe ao palco principal a Lisbon Big Band, que será dirigida pelo maestro Jacinto Montezo e com os cantores Telmo Miranda e Vânia Marotti.  

A partir da meia-noite, o palco Raízes recebe o Dj Grouse, produtor português com mais de 20 anos de carreira e que foi reconhecido por um dos maiores dj´s do mundo, o americano Roger Sanchez, ao ser o vencedor do concurso de novos produtores por este promovido no seu programa de rádio em Nova York, com o tema “Feelin´magic”. Dj Grouse tem actuado nas principais discotecas e festas de todo o país e lançou em 2009 um novo projecto, Brothers in Arms, que conta com a participação do músico Martin (percussionista e saxofonista dos Santos e Pecadores) em live performances de saxofone e percussão. 

O programa do dia 10 de Junho inicia-se com a 5ª Corrida em Família/Remax Open, com partida às 10h da Praça da Liberdade, na qual são esperados mais de 700 participantes. As inscrições podem ser efectuadas nos Serviços de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. A noite será preenchida pela banda Traffic Jam, que sobe às 21h30 ao palco Raízes, seguindo-se pelas 23h a actuação da boys band D`ZRT no palco principal.  

Integrada na tournée  “D`ZRT Project 2010”, a banda de Angélico, Cifrão, Edmundo e Vintém vem a Reguengos de Monsaraz tocar as músicas do novo disco D`ZRT Project (disco de platina) e as que fizeram dos D`ZRT um dos grupos de maior sucesso em Portugal. Os D`ZRT já estiveram nos palcos mais emblemáticos do país, como o Coliseu dos Recreios, o Coliseu do Porto, duas vezes no Pavilhão Atlântico e também duas vezes no Rock in Rio Lisboa (2006 e 2010). A partir da 1h actuará mais uma vez o Dj Grouse. 

Na sexta-feira, dia 11 de Junho, às 14h, decorre no Auditório Municipal a cerimónia de entrega dos diplomas Escola Alerta 2009/2010. O concurso Escola Alerta tem como objectivo sensibilizar as crianças e os jovens do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as questões da deficiência, mobilizando-os para o combate à discriminação de que são alvo as pessoas com deficiências ou incapacidade, através da eliminação das barreiras urbanísticas, arquitectónicas, de informação e de comunicação que dificultam ou impedem a sua acessibilidade, participação e pleno gozo da cidadania. 

Durante a noite, nas Festas de Santo António, vai actuar pelas 21h30, no palco Raízes, a banda Go With The Flow, e às 23h, José Cid sobe ao palco principal. Com quase quatro dezenas de discos editados e mais de 50 anos de carreira, José Cid apresenta em Reguengos de Monsaraz os seus grandes sucessos e o mais recente álbum “Coisas do Amor e do Mar”. 

No dia 12 de Junho, às 10h, haverá um desfile e actuação de fanfarras de bombeiros pelas ruas da cidade, seguindo-se às 14h30, na Praça da Liberdade, a Concentração Internacional de Motas Goldwing e às 16h a terceira etapa da Volta ao Alentejo em Bicicleta, um contra-relógio individual entre Reguengos de Monsaraz e a vila de Monsaraz, num percurso de 18,4 km que terá início junto às piscinas municipais da cidade. 

As marchas populares de Santo António vão desfilar a partir das 21h no Centro Hípico Municipal. Este ano actuam as marchas do Atlético Sport Clube, Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, Centro Cultural 1º de Maio Caridadense, Os Traquinas do Jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz e “Gente Nova” de Campinho. 

Pelas 23h, Rui Veloso vem comemorar os 30 anos de carreira a Reguengos de Monsaraz. Apreciador de B.B. King e de Eric Clapton, o “Pai do Rock Português”, como é considerado, vai cantar os grandes sucessos dos seus nove discos de originais como “Chico Fininho”, “Porto Sentido”, “Não Há Estrelas No Céu” e “Porto Covo”.

A fechar a noite, à 1h, haverá um espectáculo de fogo-de-artifício piromusical e meia hora mais tarde actuam no palco Raízes o Dj Grouse e D`Joana. D`Joana vai animar o Parque de Feiras e Exposições com o Pop, o Disco Sound e o Rock dos anos 70, 80 e 90. 

O dia de Santo António, último dia de festividades, inicia-se com a Cerimónia do Içar das Bandeiras, pelas 10h, no edifício dos Paços do Município. A partir das 10h30, na Praça de Santo António, haverá a concentração das imagens dos padroeiros das comunidades cristãs do concelho, seguindo-se meia hora depois a Eucaristia e ao meio-dia a Procissão. 

No âmbito da iniciativa Reguengos de Monsaraz – Capital do Automóvel Clássico e Antigo, a partir das 12h30 decorre um desfile das viaturas pelas ruas da cidade e às 15h haverá uma demonstração de modelismo, no Parque de Feiras e Exposições. As Festas de Santo António integram também a habitual Corrida de Toiros. Este ano, pelas 17h30 na Praça de Toiros de Reguengos de Monsaraz vão estar os cavaleiros João Salgueiro, Leonardo Hernandez e João Telles Júnior. Os forcados serão os amadores de Évora e de Monsaraz. 

As Festas de Santo António vão fechar com as marchas populares, pelas 21h, no Centro Hípico Municipal, a actuação do grupo Canta Brasil, às 22h30, no palco principal, e o Dj Grouse, a partir da meia-noite, no palco Raízes. 

Durante as Festas de Santo António, todos os dias entre as 16h e as 24h, poderá ser apreciada no Pavilhão Multiusos a Exposição de Automóveis Clássicos e Antigos e a Exposição de Motas Antigas. No Parque de Feiras e Exposições os restaurantes do concelho apresentam uma Mostra de Gastronomia Regional. Durante o certame, entre os dias 11 e 13 de Junho, decorrerá um roadshow da Prevenção e Segurança Rodoviária, uma acção que visa desenvolver um evento inovador utilizando tecnologia diversa para a transmissão, de forma interactiva, de conteúdos teóricos e práticos de forte componente técnica e pedagógica. Esta actividade é destinada aos condutores e público de uma forma geral e vai abordar temas como a velocidade excessiva ou inadequada e as suas consequências, tentando promover um sentimento de identidade e compromisso dos cidadãos para os valores da segurança rodoviária. 

As Festas de Santo António têm entradas pagas para maiores de 12 anos com o custo de cinco euros nas noites dos espectáculos de José Cid, Rui Veloso e D`ZRT, e de três euros para assistir às actuações da Lisbon Big Band e Canta Brasil. Haverá também um bilhete único no valor de 12 euros com entrada em todos os espectáculos. Os bilhetes poderão ser adquiridos antecipadamente no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz e nas juntas de freguesia do concelho, e no dia dos espectáculos no Parque de Feiras e Exposições.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *