Póvoa de Varzim, Sociedade

Sector automóvel esteve em debate na Póvoa de Varzim

Realizou-se, no passado sábado, 29 de Maio, a X Convenção da ARAN – Associação Nacional do Ramo Automóvel no Axis Vermar Conference & Beach Hotel.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apoiou este evento e a representar a autarquia esteve a vereadora Andrea Silva que fez questão de afirmar que “uma profunda análise e reflexão sobre o sector automóvel é um propósito bem necessário, num mundo onde a convulsão em curso, a que damos o nome de crise, impõe, de facto, uma mudança global de paradigma, que passa necessariamente pela nossa relação com a cidade e com o automóvel. Ou, se preferirmos, parte da mudança que se impõe no paradigma civilizacional dos nossos dias passa pela relação entre o cidadão, a cidade e o automóvel – ou seja, por um novo modelo de mobilidade”.
A autarca referiu ainda que “não há hoje média ou grande cidade que não tenha problemas de congestionamento de tráfego, escassez de lugares de estacionamento, baixa utilização de transporte público e degradação dos espaços públicos centrais, por sobrecarga da frota automóvel”. O problema atingiu uma tal dimensão que, hoje, conceitos como “mobilidade sustentável”, “veículos eléctricos”, “veículos a hidrogénio”, “veículos híbridos”, “ciclovias”, etc., estão presentes na linguagem do cidadão comum.
“Sei que a indústria automóvel está consciente dos desafios que se lhe colocam”, assegurou Andrea Silva, “porque sabe que, sendo os veículos motorizados uma das grandes causas da degradação dos ecossistemas e das alterações climáticas, dará seguramente o passo tecnológico que ainda lhe falta para que o automóvel deixe de estar, a qualquer título, associado à imagem de predador do ambiente (designadamente em meio urbano) e inimigo da saúde pública”.
Nesta X Convenção, que marcou os 70 anos de existência da ARAN, foi apresentado um estudo encomendado à Faculdade de Economia do Porto que abrange a área das vendas, reparação e reboques, de forma a ilustrar as dificuldades diariamente vividas num sector em profunda crise.
“O negócio automóvel em Portugal vs Europa”, “A situação do retalho automóvel em Portugal”, “Requisitos legais do sector automóvel”, “A Oficina e a Seguradora”, “O futuro automóvel – comércio e reparação”, “O Governo e o automóvel” e “Assistência Rodoviária” foram alguns dos temas que estiveram em debate na X Convenção.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *