Gondomar, Sociedade

Assembleia Municipal de Crianças e Jovens em Gondomar

A Câmara Municipal e Gondomar e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Gondomar (CPCJ), decidiram dar continuidade à dinamização da iniciativa Assembleia Municipal de Crianças e Jovens, a realizar hoje, Dia Mundial da Criança. Foram convidados a participar nesta iniciativa todos os estabelecimentos do 3.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública, em particular, os alunos 8.º ano de escolaridade. Aderiram nove escolas do Concelho.
No presente ano, o desafio de reflexão recaiu sobre a temática “Infância e Juventude: Exclusões nas Cidades”, e teve como objectivo promover a discussão, no grupo de crianças e jovens, sobre o(s) significado(s) da exclusão nas cidades. O que é, como e onde se sente, e, sobretudo, quais as suas propostas para atenuar as vivências quotidianas destas situações.
Esta iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal e a CPCJ de Gondomar, evidencia-se como uma estratégia que permite criar condições para que, no Município de Gondomar, as crianças e os jovens encontrem espaços onde possam participar e expressar as suas opiniões e pontos de vista sobre diferentes assuntos e realidades que vivenciam ou sobre os quais têm opinião. Esta acções procuram sensibilizar as crianças e os jovens para a importância do exercício de uma cidadania activa no seu Município e facilitam o exercício de competências de cidadania cívica e social, reconhecendo-os, à luz dos princípios da Convenção dos Direitos da Criança (1989), como sujeitos de direitos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *