Mangualde, Sociedade

Mangualde comemorou Dia Mundial da Ernergia com «Jornadas de Sustentabilidade e Gestão de Energia»

A Câmara Municipal de Mangualde assinalou no passdo sábado o Dia Mundial da Energia, com as  «Jornadas de Sustentabilidade e Gestão de Energia», realizadas no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. O Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, abriu as Jornadas, referindo a importância das energias no desenvolvimento do país. A encerrar as comemorações esteve o Director-Geral de Energia e Geologia, José Perdigoto,  que destacou a importância do sector energético e a responsabilidade de quem o integra, uma vez que tem nas mãos “alavancas para fazer a diferença no desenvolvimento das economias e na saída da crise”. Neste momento, poucos sectores permitem criar condições para o desenvolvimento económico como o sector da energia, afirmou.
Nas jornadas ficámos a saber que o aproveitamento hidroeléctrico de Girabolhos, um investimento de 360 milhões de euros a realizar nos distritos de Viseu e da Guarda, deverá começar a ser construído no final de 2011, segundo Pedro Fernandes da empresa Endesa Portugal. “Quando estiver em operação irá produzir cerca de 800GW/hora/ano, o que significa qualquer coisa como a energia suficiente para abastecer 500 mil famílias tipo em Portugal”, afirmou o responsável da Endesa.
Jorge Patrão, Presidente do Turismo Serra da Estrela, ao falar a rentabilidade turística do investimento, deixou “no ar” a ideia de um Centro de interpretação energética, “um lugar onde toda a gente possa ficar a saber mais sobre as novas energias, sobre como funcionam, como são produzidas e quais as vantagens das “energias verdes” face às mais utilizadas neste momento, acima de tudo um projecto educativo que faça atrair gente aos Concelhos abrangidos por este investimento”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *