Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Demonstração de Meios da GNR no Dia Mundial da Criança – Póvoa de Lanhoso

A Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana da Póvoa de Lanhoso, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no âmbito do Programa Escola Segura, vai assinalar o Dia Mundial da Criança com uma mega demonstração de meios, onde serão exibidas várias simulações de actividades policiais desenvolvidas pela GNR, de forma a proporcionar às crianças dos Jardins de Infância e do 1º ciclo do Concelho uma visão e vivência diferentes na relação com a Guarda.
 
Estas actividades irão decorrer no dia 1 de Junho, entre as 9h30 e as 12h30, nas instalações do complexo desportivo de Porto d’Ave (em Taíde). A entrada é livre.
 
Esta actividade terá como espectadores especiais as crianças mais jovens do Concelho, bem como as crianças da EB1/JI de Arosa do Concelho de Guimarães, mas que pertence ao Agrupamento do Ave  (da Póvoa de Lanhoso), sendo o transporte assegurado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso bem com o lanche para cada criança.
 
“Esta será uma oportunidade única para estas crianças, dado que, para além de ficarem a conhecer todos os meios da GNR, poderão observar como se resgata uma vítima, como se desactivam explosivos; poderão observar os cães a detectarem droga, como actua a equipa do GIPS em caso de incêndio. Terão contacto com a unidade de intervenção, com o posto de comando de transmissões, o núcleo de Protecção Ambiental, de entre outros. E claro que as motos e os cavalos, que normalmente são do agrado das crianças, também não faltarão”, explica a Vereadora da Educação e da Juventude da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca. Para terminar, as crianças terão ainda oportunidade de experimentar andar num pónei, se assim o desejarem.
 
Programa:
 
9h30 – Recepção dos convidados
10h00 – Apresentação /Desfile dos meios da GNR presentes
10h10 – Exibição do Binómio, onde demonstrará várias habilidades
10h40 – Exibição de técnicas de resgate de vítimas e de abordagem a incêndios pela equipa do GIPS
11h00 – Exibição do Carrossel Moto da GNR
11h30 – Mostra de meios, onde os presentes poderão contactar com os profissionais da GNR, observar os materiais utilizados no serviço diário e andar nos Cavalos da GNR.
 
Estarão presentes: Carrossel Moto; Binómio; Cavalaria; Trânsito (automóvel com radar de controlo de velocidade, um motociclista, etc.), GIPS, Unidade de Acção Fiscal, Equipa de Inactivação de Explosivos, Unidade de Operações Especiais, Unidade de Intervenção, Posto de Comando de Transmissões, Núcleo de Protecção Ambiental (EPNAZE, EPNA e EPF), Posto da GNR da Póvoa de Lanhoso e Escola Segura.
 
Organização: Secção de Programas Especiais, Programa Escola Segura da Guarda Nacional Republicana.
Apoios: Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Grupo Desportivo de Porto d’Ave.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *