Marco de Canaveses, Sociedade

Comemorações Nacionais Associativas em Marco de Canaveses

No âmbito da Feira das Colectividades e Festival do Anho Assado do Marco de Canaveses, inaugurado na passada sexta-feira, e que durante todo o fim-de-semana, promete animar o concelho marcuense e toda a região, a Confederação Portuguesa das Colectividades, Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) realizou, no sábado, dia 29 de Maio de 2010, entre as 14h 30 e as 17h 30, integrado na Festa das Colectividades e do Anho Assado, uma Sessão Solene Comemorativa do 86º Aniversário da Confederação, o Dia Nacional das Colectividades e um momento destinado à Evocação do Centenário da República.

     Nas Comemorações foram entregues as distinções referentes à Comunicação Social (local e nacional), tendo sido distinguidos a “Rádio Baía” e o “Jornal Almonda”; ao Cobrador e ao Parceiro do Ano, tendo sido distinguido Henrique Santos.

     A Câmara Municipal de Gondomar, foi também distinguida pelo seu desempenho no apoio que presta às colectividades.

     Na mesma cerimónia foi ainda assinado um protocolo entre a Confederação (CPCCRD) e o Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA).

     No maior destaque das intervenções proferidas, merece particular relevância, a unanimidade de todos os oradores, no reconhecimento da figura do Dr. Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, pela forma dedicada com que sempre reconheceu, defendeu e apoiou todos os movimentos associativos, evocando o tempo em que desempenhou as funções de Deputado da República e Governador Civil do Porto.

     Depois das distinções, seguiu-se uma Evocação do Centenário da República com apresentação de um DVD e as intervenções sobre a história da República. Uma primeira proferida pelo Presidente Cientifico das Comemorações Associativas, Mestre Pedro Ventura e outra do historiador, Dr. José Carlos Pereira, em representação da Associação de Colectividades de Marco de Canaveses (ACMC).

     Nas Comemorações Associativas Nacionais estiveram envolvidas as Estruturas Descentralizadas Nacionais (Federações Distritais e Associações Concelhias), nomeadamente Associação de Colectividades de Marco de Canaveses (ACMC) e a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, desde logo na sua condição de entidades organizadoras da Feira das Colectividades e Festival do Anho Assado do Marco de Canaveses. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *