Oliveira de Azeméis, Sociedade

Clube Equestre de Loureiro com intensa actividade em Junho – Oliveira de Azeméis

O Clube Equestre de Loureiro oferece, nos meses de Junho e Julho, um programa aliciante para os amantes e profissionais do sector equino promovendo quatro eventos que irão movimentar mais de meio milhar de participantes.
Segundo Manuela Nunes, responsável do clube, o número de eventos tem a ver com o crescimento do centro equestre e as actividades ali praticadas que, desde há dois anos, conta com acções dirigidas a crianças portadoras de deficiência».
«O próximo mês vai ser de intensa actividade em Loureiro trazendo até à freguesia crianças, visitantes e profissionais do sector», afirma Manuela Nunes, adiantando como uma das novidades para o público a realização da «1ª Apresentação de Equitação Adaptada», a 20 de Junho.
Os outros dois eventos são a «1ª Feira Clube Equestre de Loureiro», entre os dias 11 e 13 e o 4º Encontro Equestre de Loureiro, a 26 e 27. Em Julho realiza-se, nos dias 24 e 25, o 3º concurso nacional de obstáculos de Loureiro.
A I Feira inclui a demonstração de equinos, à qual não faltarão poldros até 36 meses, e a participação de criadores de todo o país. Em Portugal, o distrito de Aveiro é o maior centro de criação de cavalos.
No dia 13, último dia do certame, realiza-se o «Derby de atrelagem» a contar para o Campeonato Nacional do Norte.
O segundo evento a atrair visitantes a Loureiro é, a 20 de Junho, a «1ª Apresentação de Equitação Adaptada», uma iniciativa que envolverá a participação de crianças e jovens portadoras de deficiência.
«Como trabalhamos pelo segundo ano com crianças com deficiência quisemos mostrar ao público a aprendizagem que essas crianças tiveram nas aulas de hipoterapia e equitação terapêutica», afirma Manuela Nunes, responsável, com o marido Albino Soares, pelo Clube Equestre de Loureiro.
A iniciativa inicia-se às 10h30 com a demonstração de volteio seguindo-se, da parte da tarde, às 14h00, a demonstração de equitação adaptada em que participará o cavaleiro nacional «Patrick».
Às 16h00, a demonstração estará a cargo do cavaleiro paralímpico Carlos Baptista, o primeiro representante português nos Jogos Paralímpicos de Atenas.
Uma semana depois, a 26 e 27, o 4 Encontro Equestre, que todos os anos reúne centenas de participantes, vai levar os proprietários de cavalos e charretes a percorrem os principais locais da freguesia.
O último evento – o 3º concurso nacional de obstáculos de Loureiro – está previsto para os dias 24 e 25 de Julho.
O Clube Equestre de Loureiro foi criado em 2005 e é o único centro equestre existente no concelho de Oliveira de Azeméis. A sua actividade reparte-se pelas classes de iniciação, aperfeiçoamento, saltos, hipoterapia e terapia equestre.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *