Póvoa de Varzim, Sociedade

Semana do Ambiente 2010 incentiva à poupança e à preservação da biodiversidade – P. Varzim

 Entre 30 de Maio e 5 de Junho a Semana do Ambiente marca a agenda da Póvoa de Varzim. Uma vez mais, é um convite a toda a população, dos mais novos aos mais velhos, para que se juntem a esta comemoração e, assim, dêem mais um passo em frente no que respeita à protecção do Meio Ambiente.
“Muitas espécies. Um planeta. Um futuro” é o tema escolhido, assinalando, assim, o Ano Internacional da Biodiversidade. E recuperando a campanha lançada no ano passado, “Poupar. Viver Melhor”, as actividades têm em comum uma ideia, a da preservação dos recursos naturais.
No domingo, dia 30, a Semana do Ambiente arranca com a “EcoCaminhada” às 10h00. Este é um passeio entre a Praia de Quião e a Praia de Aguçadoura, de forma a sensibilizar todos os participantes para as diversas espécies de fauna e flora que habitam este sensível mas muito importante ecossistema. A participação é gratuita e a visita terá como guia o Arqueólogo da Câmara Municipal, José Flores. No final, a autarquia disponibiliza um autocarro para o regresso ao ponto de partida.  
A Música vai também celebrar o Ambiente, com um concerto ao ar livre por alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim, no dia 31, no Largo Dr. David Alves, às 10h30 e às 15h00. A 2 e 4 de Junho, será ministrado um curso de aproveitamento integral de alimentos, para beneficiários do Rendimento Social de Inserção, com sessões às 10h30 e às 14h30. O curso irá decorrer no nº 114 da Avenida Mousinho de Albuquerque.
A Semana do Ambiente continua, com a realização de um Ateliê de Reciclagem na Praça do Almada, de 31 de Maio a 4 de Junho, da parte da tarde, uma acção de sensibilização interna para os funcionários municipais e ainda uma exposição sobre “As Aves no Mar da Póvoa”, no Museu Municipal, patente até Julho.
O grande final fica reservado ao Parque da Cidade, espaço mais do que indicado para receber a Festa do Ambiente, a partir das 14h30 de 5 de Junho. Um evento que convida famílias inteiras a participar nas actividades de carácter lúdico e pedagógico que vão fazer do Dia Mundial do Ambiente, um dia em cheio! Insufláveis, ateliês de reutilização e reciclagem de materiais ou jogos desportivos são apenas alguns exemplos de actividades que o Pelouro do Ambiente vai preparar.
No portal municipal está já disponível o dossiê informativo sobre a Semana do Ambiente 2010 e que enviamos em anexo. Através dele, conheça toda a programação da Semana do Ambiente e reveja o Programa Ambiental da Póvoa de Varzim – as estruturas, as actividades, os números. Saiba o quão importante é para nós envolver a comunidade escolar em actividades pedagógicas direccionadas para o Ambiente; conheça de que forma a Agenda XXI contribui para a temática; reflicta sobre a importância de usar correctamente todos os equipamentos de deposição de resíduos; veja os quantitativos de resíduos depositados, os objectivos que alcançamos e os que nos faltam cumprir.
Não se esqueça da meta: “Póvoa de Varzim, concelho de Bom Ambiente”. O prémio será um município ecologicamente responsável e a certeza de que contribui eficazmente para entregar às gerações futuras um mundo ainda melhor do que aquele que nos foi dado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *