Amadora, Sociedade

Amadora recebe Bandeira Verde

A Amadora foi um dos municípios portugueses a receber o Galardão ECOXXI, atribuído pela ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa, numa cerimónia decorrida hoje na cidade da Maia.  

O vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, Eduardo Rosa, recebeu das mãos de Anabela Trindade, da Agencia Portuguesa, o diploma de participação, a medalha e a respectiva Bandeira Verde para ser hasteada no Município.  

No ano em que se candidataram 39 municípios, a Amadora é um dos 19 concelhos que superaram os objectivos definidos para 2009, com um índice de classificação superior a 60%.  

O ECOXXI é um projecto destinado aos municípios que visa distinguir as boas práticas no sentido da sustentabilidade desenvolvidas a nível local, com especial ênfase nos aspectos relativos à qualidade ambiental e às práticas de educação para a sustentabilidade.  

Inspirado nos objectivos da Agenda 21, procura através de um sistema de 23 indicadores avaliar diversas vertentes da sustentabilidade. Neste campo importa destacar a classificação máxima da Amadora em alguns desses indicadores, como a implementação do Programa Eco-Escolas e Jovens Repórteres do Ambiente, na Qualidade do Ar e Informação ao Público, Qualidade da Água para Consumo Humano, Valorização dos Resíduos Urbanos e População servida por Sistemas de Abastecimento de Água e por Sistemas de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais.   

Nas palavras do presidente da ABAE, José Archer, este galardão mostra a visão de futuro, sendo um reconhecimento e mérito para os municípios que, ano após ano, têm de fazer este percurso ambiental.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *