Desporto, Santo Tirso

Congresso internacional em santo Tirso Sobre saúde e desporto

A Biblioteca Municipal de Santo Tirso recebe, durante todo o dia de amanhã, sexta-feira, dia 28 de Maio, o Congresso Internacional Sobre Saúde e Desporto, durante o qual serão divulgados e analisados os dados científicos resultantes do Projecto de Investigação e Intervenção Educativa desenvolvido pelas seguintes instituições: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (a quem coube coordenar o estudo na pessoa do investigador e docente universitário Prof. Dr. José Maia); Câmara Municipal de Santo Tirso (entidade que patrocinou o estudo); e a Escola Secundária D. Dinis (que disponibilizou toda a sua comunidade escolar, alunos, professores, funcionários e pais dos alunos).
 
O estudo – o primeiro realizado no nosso país, abarcando um total de mil alunos (e respectivas famílias), professores e funcionários – teve por objectivo delinear as melhores estratégias para combater o preocupante incremento da obesidade infanto-juvenil, do sedentarismo e das co-morbilidades associadas como as doenças de natureza cardiovascular, correlacionando os níveis de actividade física dos alunos com os respectivos comportamentos alimentares.
 
Durante o congresso de amanhã – com abertura oficial marcada para as 09h30 – será divulgada e analisada a informação resultante da investigação, permitindo agora a implementação de estratégias, quer de acção política quer de acção pedagógica, no âmbito da educação para a saúde e qualidade de vida da população.
 
Serão várias as temáticas em torno da Saúde e do Desporto a abordar durante o congresso, pela voz dos mais reputados especialistas nacionais e internacionais como, por exemplo, Joey Eisenmann da Universidade do Michigan e Cláudia Forjaz da Universidade de S. Paulo. A cerimónia de encerramento decorrerá, no início da noite, 21h30, no átrio dos Paços do Concelho, com o acto solene da entrega de prémios e que incluirá momentos de dança, música e poesia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *