Sociedade, Trofa

Arraial Republicano na Trofa recorda costumes da Primeira República a 30 de Maio

A Câmara Municipal da Trofa, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana, está a organizar o Arraial Republicano, inserido nas comemorações do Centenário da República, que vai ter lugar no próximo Domingo, dia 30 de Maio.
 
O Arraial vai decorrer no Parque Nossa Senhora das Dores, entre as 11h00 e as 17h00, e tem como objectivo dar a conhecer as personalidades mais marcantes deste período histórico, que se reúnem em torno de Heliodoro Salgado.
 
Este evento é uma recriação histórica de um arraial, com música e venda ambulante de alimentos e refrescos típicos da época. O arraial conta ainda com um mini picadeiro, onde elementos da GNR a Cavalo, com fardas da época, vão interagir com os populares.
 
Desta forma, às 11h00 decorre a oficina de Danças do Tempo da Primeira República, seguida pela Arruada, com início às 14h00.
 
Às 16h00 inicia o “Comício Republicano”, onde os personagens divulgam o ideário republicano, fundamento do Estado Moderno. Ao fim da tarde, os que aprenderam as danças do primeiro tempo da república têm a oportunidade de as pôr em prática no Baile, que decorre às 17h00.
 
Os interessados em participar neste dia festivo podem se inscrever na Casa da Cultura da Trofa.
 
A Câmara Municipal da Trofa, a GNR, assim como todas as colectividades, associações e ranchos do concelho, promovem esta iniciativa para dar a conhecer aos Trofenses algumas histórias e costumes passados.
 
INSCRIÇÕES/INFORMAÇÕES
CASA DA CULTURA DA TROFA
Avenida D. Diogo Mourato
Lagoa – Santiago de Bougado
4785-580 Trofa
T 252 400 090
@ cct@mun-trofa.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *