Penafiel, Sociedade

Corpo de Deus em Penafiel

Penafiel, uma cidade com 240 anos, que não esquece as suas tradições, realiza a festa do Corpo de Deus, este ano, nos dias 2 e 3 de Junho, com um programa que integra actividades com cerca de 600 anos de existência.

Entre as diversas actividades, destaque para a procissão do Corpus Christi que está cujo primeiro registo remonta a 1540,sem esquecermos também o cortejo do carneirinho, tradição que existe desde 1880 e que não poderia deixar de contar com os festivais de folclore que têm este ano como cabeça de cartaz, o artista popular Quim Barreiros.

No dia 2 de Junho tem inicio a procissão do Carneirinho, festa única realizada em Penafiel. Centenas de crianças percorrem, em cortejo, as principais ruas da cidade. Com saída marcada do Campo Conde Torres Noves (campo onde é realizada a feira), às 10h30, as escolas do concelho, do 1º ciclo do ensino básico e pré-primário, trazem consigo um carneiro (vestido, pintado, a pé ou em carroça) que será oferecido ao professor depois do cortejo. A adesão, quer de escolas, quer de visitantes, tem sido cada vez maior, devido ao facto desta iniciativa ser realizada apenas em Penafiel.

À noite, por volta das 21 horas, sai do Campo do Conde de Torres Novas, a Cavalhada, em carro próprio puxado por uma parelha de cavalos. Traz a Figura da Cidade, o delegado do povo, que irá apresentar cumprimentos à Câmara Municipal, tradição que remonta ao séc. XVIII. Em frente ao edifício, esta figura alegórica, sem descer do carro, pede silêncio para poder saudar os autarcas que se encontram na varanda principal.

Através de versos, a figura da cidade presta homenagem a quem defende os interesses do povo e terminada a recitação desce do carro e vai entregar ao presidente da Câmara Municipal, o documento onde estão escritos os versos.

À mistura com tradições, existem também iniciativas bem actuais. Por volta da 01h00, a noite será animada pelo Quim Barreiros, que terá palco montado no Campo do Conde de Torres Novas (Campo da Feira).

No dia seguinte, dia 3, Penafiel veste-se de gala e começa o dia com uma missa solene às 11h30, na Igreja Matriz. Segue-se, às 15h00, mais uma vez, um espectáculo, em frente à Câmara Municipal, pelo Baile dos Ferreiros, Baile dos Pedreiros, Baile das Floreiras e Baile dos Turcos.

Finalmente às 17h30, a fé traz milhares de visitantes às ruas por onde vai passar a Majestosa Procissão do Corpo de Deus (Única no País), tal a sua irreverência e complicação dos intermédios profano-religiosos que a incluíam. Estes aspectos espectaculares, ligados sobretudo às corporações, desapareceram, extinguindo-se no séc. XIX, excepto em Penafiel, onde a festa inclui ainda o curioso “estado de S.Jorge”, a comitiva em trajes do séc. XV, o “carro triunfal”, e a impressionante e antiquíssima “dança das espadas”, tradicionalmente ligada aos ferreiros.

A procissão, será presidida pelo Bispo do Porto, que sairá da Igreja Matriz, com largada de pombos no Santuário do Sameiro. A procissão de Corpus Christi, é anterior à elevação de Arrifana de Sousa à categoria de vila havendo documentos que apontam 1540 como o ano em que se realizou pela primeira vez em Penafiel.

Refira-se ainda que o carro triunfal, modelo do séc. XIX, em forma de concha com vários degraus no topo dos quais segue em pé a figura da cidade, guerreiro apoiado na sua lança, com escudo com as armas da cidade. Neste carro, puxado por uma junta de bois, vão crianças vestidas de anjos que lançam pétalas à multidão. O carro triunfal integra a parte profana da procissão. O trajecto a percorrer estará marcado por colchas que adornam os peitoris e sacadas e ano após ano, apesar de algumas variações, as tradições mantêm-se.

As festas dos Corpo de Deus, festas da cidade e do concelho, terminam com um Festival de Folclore, no Campo do Conde Torres Novas, com os ranchos folclóricos de Penafiel, Rio de Moinhos e S.Pedro da Bela Vista e com um concerto das Bandas de Música de Rio Mau e Lagares, no largo da ajuda. Um programa a não perder!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *