Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Câmara Municipal e parceiros formalizam SABE – Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, os Agrupamentos de Escolas do Ave e Professor Gonçalo Sampaio, a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e a Rede de Bibliotecas Escolares assinam, no próximo dia 25 de Maio, um protocolo de formalização do SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares). O momento acontece na Casa da Botica, após as 17h00, e faz parte da Semana da Educação, que decorre de 24 a 29 de Maio.

“Com a assinatura deste protocolo pretende-se formalizar algumas boas práticas existentes neste concelho entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares. Assim, o Pelouro da Educação, em 2008,  já dotou as Escolas e Agrupamentos com um software igual (Bibliobase) para todas as bibliotecas escolares por forma a permitir a importação de dados e a criação de um catálogo único, o que vai permitir a circulação dos livros através de requisições/empréstimos. Por outro lado, a autarquia assinou com o PNL um protocolo em que, em 2010 e 2011, assumimos reforçar o fundo documental (aquisição de livros) até ao montante estipulado no protocolo”, elucida a Vereadora da Educação Gabriela Fonseca.

Presentes na assinatura deste protocolo estarão o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Sr. Manuel Baptista, do Director Regional de Educação do Norte, Dr. António Leite (ou de um seu representante), do Director da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, Dr. José Ramos, da Directora do Agrupamento de Escolas Professor Gonçalo Sampaio, Dra. Luísa Rodrigues, da Directora do Agrupamento de Escolas do Ave, Dra. Maria José Lourenço, da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Regina Campos, e de uma representante da REDE de Bibliotecas Escolares, Dra. Maria João Filipe. Presente estará ainda a Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Dra. Gabriela Fonseca, e a Vereadora da Cultura, Dra. Fátima Moreira.

Ainda de acordo com a responsável pela Educação no Concelho, “o próximo passo será a integração do concelho na Rede de Bibliotecas Escolares”. Gabriela Fonseca salienta também que, “das 12 candidaturas apresentadas pelas Escolas/Agrupamentos e Municípios coordenados pela Dra. Regina Campos, apenas quatro foram aprovadas, de entre elas a do Centro Educativo do Cávado na Póvoa de Lanhoso”.

A assinatura deste protocolo de formalização do SABE irá finalizar uma tarde de debate na Casa da Botica sobre as “Bibliotecas em rede na Póvoa de Lanhoso”, inserida na Semana da Educação, em que a Dra. Teresa Silveira abordará “A regra dos 3P para o bom funcionamento do SABE”, e a Dra. Gorete Afonso falará sobre “SABE um agente promotor de NÓS de REDES: Rede Concelhia de Bibliotecas de Montalegre, um caso prático”.

“O Futuro é Já Hoje” é o tema da Semana da Educação que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Pelouro da Educação, promove de 24 a 29 de Maio.

Programa Semana da Educação

De 24 a 29 de Maio

Dia 24 de Maio, Segunda-feira

21h00 – Theatro Club

Colóquio

“A Escola do Futuro é já Hoje”

– Que escola para a geração polegar –  Dra. Adelina Moura

– O fenómeno dos videojogos – a percepção das crianças e o papel dos pais e da escola – Dr. Luís Pereira, Dra. Sara Pereira

– Quadros Interactivos – um desafio ao alcance de todos – FAMASETE

– Uma sala de aula aberta à Europa: o papel do eTwinnig – Dra. Teresa Lacerda

Debate

Moderação – Dra. Gabriela Fonseca

Dia 25 de Maio, Terça-feira

10h00 – Theatro Club

Encontro

“A Escola e a Educação Ambiental”

– Projecto Limpar Portugal – Educar para a cidadania – Arqt. José Vilas Boas

– Avaliar o Projecto Limpar Portugal – Adriana Silva, Dra. Teresa Lacerda

– O contributo individual para melhorar o ambiente – Arqt. Manuel Sousa

Entrega dos Certificados aos Voluntários do PLP – Arqt. José Vilas Boas, Dra. Elisabete Silva

17h00 – Theatro Club

“Bibliotecas em rede na Póvoa de Lanhoso”

– A regra dos 3P para o bom funcionamento do SABE – Dra. Teresa Silveira

– SABE um agente promotor de NÓS de REDES: Rede Concelhia de Bibliotecas de Montalegre, um caso prático – Dra. Gorete Afonso

– Assinatura do protocolo – formalização do SABE (Câmara Municipal, Agrupamentos de Escolas, Escola Secundária, RBE)

Dia 27 de Maio, Quinta-feira

9h00- Visita às escolas do Concelho

15h00 – Visita ao Centro Educativo do Cávado

Dia 28 de Maio, Sexta-feira

14h00 às 23h00 – EB 2,3 de Taíde

– Mostra Pedagógica CNO – Uma Rede de Projectos

Dia 29 de Maio, Sábado

9h00 às 13h00 – EB 2,3 de Taíde

– Mostra Pedagógica CNO – Uma Rede de Projectos

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *