Ansião, Sociedade

Último dia preenchido por Encontro Ibérico e empreendedorismo júnior – Ansião

Terminou ontem, Domingo, a FACE- Feira de Aprendizagem, Conhecimento e Empreendedorismo, que decorreu desde o dia 19 no Centro de Negócios de Ansião. Na manhã  de ontem aconteceu a segunda parte do Encontro Ibérico de Escolas Profissionais, orientada para o estreitamento de parcerias através do associativismo juvenil. O moderador foi Luís Rocha, director pedagógico da ETP Sicó, e integraram o painel o vice-presidente da Câmara Municipal de Ansião, Fernando Inácio Medeiros, a vereadora da juventude de Cáceres Maria José Casado Muñoz, o presidente do conselho local de juventude de Cáceres Enrique Hernandez Diez, o dirigente juvenil Bruno Martins e a representante do Instituto Português da Juventude, Célia Caseiro. Já durante a tarde o Centro de Negócios foi ocupado por crianças das escolas do 1º Ciclo de Lagarteira, Casal Novo, Avelar, Chão de Couce, Pedra do Ouro e Torre de Vale de Todos. Motivados pela iniciativa Empreendedor por um Dia, os alunos destas Escolas venderam trabalhos realizados por si, com ajuda de pais e professores. E não faltaram iguarias, artigos de decoração e até mobília, tendo sempre também em vista a reutilização dos materiais. E a verdade é que, a avaliar pelo público presente e pela capacidade negocial das crianças, o negócio deve ter corrido muito bem. Refira-se que esta iniciativa se inseriu no projecto Empreendedorismo nas Escolas do Concelho, dinamizado pela Câmara Municipal de Ansião em colaboração com a empresa Gesentreprenneur.  
 

FACE – Inovação, Empreendedorismo e Globalização foram temas dominantes de um evento que foi muito mais que uma feira de Educação 

Desde a sua abertura oficial, na passada Quarta-feira, até ao mercado de pequenos empreendedores que, neste Domingo, encerrou a FACE, muitos foram os momentos marcantes e muitos foram os visitantes que passaram pela Feira de Aprendizagem, Conhecimento e Empreendedorismo. Acções destinadas a todos os principais agentes envolvidos no processo educativo, como são os professores, pais e encarregados de educação, alunos e decisores autárquicos, e actividades em que os referidos agentes foram convidados a envolver-se activamente, acabaram por garantir dinamismo constante e uma ocupação quase ininterrupta de todos os espaços da FACE. Para isto contribuíram também as diversas actividades promovidas pelos cerca de 30 expositores presentes e que, na sua avaliação do evento, manifestaram a intenção de repetir a experiência.  

O relacionamento com parceiros internacionais de escolas do Concelho foi outro factor de relevo desta FACE. Estiveram envolvidos em momentos distintos da Feira alunos, professores e autarcas de quatro países europeus (Alemanha, Espanha, França e Finlândia) que souberam fazer das diferenças forças e deixaram abertas várias possibilidades de reforço de parcerias no futuro. O Encontro Ibérico de Escolas Profissionais e o Seminário Internacional de Educação foram actividades muito participadas e que se saldaram de forma muito positiva para todos os intervenientes, já que se verificou que, para situações e problemas comuns, as soluções são por vezes diametralmente diferentes. Como exemplo ficou, por exemplo, a solução já utilizada em muitas escolas Finlandesas na prevenção do bullying: a maior parte das paredes das salas de aula são em vidro, permitindo uma muito maior atenção sobre comportamentos desviantes e conferindo muito maior luminosidade natural aos edifícios.  

Os projectos inovadores e de futuro foram outra componente presente ao longo da FACE. A apresentação pública do projecto de requalificação da Escola Básica e Secundária pascoal José de Mello, de Ansião, foi um desses momentos, com toda a comunidade educativa da Escola a reunir-se em torno da descoberta desta obra, orçada em 7,5 milhões de Euros e que, em quinze meses, promete dotar a sede de concelho de um estabelecimento moderno, inovador e capaz de proporcionar muito melhores condições para todos os que diariamente ali trabalham e estudam. Outro projecto inovador apresentado no decurso da FACE foi a plataforma ansiao.municipiodamalta.pt. Desenvolvida em parceria pelo Município de Ansião e pela I Zone, define-se como uma ferramenta de cidadania, que visa preparam os jovens para uma maior e melhor intervenção cívica. Uma plataforma que permite compreender o modo de funcionamento de órgãos autárquicos mas também conhecer locais, monumentos, escolas e entidades do concelho, mas também realizar trabalhos ou encontrar informação adaptada a cada um dos níveis de Ensino.  

Em suma: a FACE foi, pela riqueza e diversidade de temas claramente uma aposta ganha pelo Município de Ansião e por todos os parceiros envolvidos. Um evento que, como referiu o presidente Dr. Rui Rocha, reafirmou a Educação como um eixo fundamental da acção da Câmara ao longo do presente mandato autárquico e que contribuiu para um concelho mais participado e participativo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *