Oliveira de Azeméis, Sociedade

14.º “Mercado à Moda Antiga” chegou ao fim – Oliveira de Azeméis

O “Mercado à Moda Antiga” voltou a atrair milhares de visitantes a Oliveira de Azeméis. Durante o passado fim-de-semana, mais de 1000 figurantes, 50 Associações e bandas recriaram os usos e costumes tradicionais. “É difícil calcularmos o número de visitantes, pois tratando-se de um evento ar livre e sem entradas fixas, tal número é-nos difícil definir”, afirma Ana Nadais Martins da secção cultural do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos, Associação sem fins lucrativos que desde a primeira edição organiza este evento cultural. Nelson Costa, da mesma entidade, acrescenta: “Todos os espectáculos programados aconteceram à hora marcada e todos tiveram grande adesão do público”. As próprias Associações participantes “registaram vendas muitas vezes superiores às expectativas”, muitas delas “esgotando logo cedo os produtos”.  

Este foi um fim-de-semana para recuar no tempo, partilhar experiências, dançar, cantar e conviver. O programa incluiu um festival de música tradicional, danças e cantares, bombos e gigantones, animação de rua e danças históricas, tasquinhas tradicionais. Mereceram destaque as actuações muito aplaudidas do Grupo Zés P’reiras, de raiz tradicional portuguesa, da Companhia de dança Luso-Galaica Juntos, que celebrou o seu 20º aniversário com um espectáculo que esgotou o Cine-Teatro Caracas, os grupos de percussão Espiral, Com Tradição, Bardoada, Janizários e Be-dom. O Rancho Folclórico de Porto, grupo que integra o programa das comemorações do Centenário da República, mostrou no Largo da República e nas varandas dos Paços do Concelho alguns quadros alusivos e curiosos, para gáudio dos muitos espectadores. Também não faltou um baile, pelo grupo Mosca Tosca e um festival de danças e cantares tradicionais.  

O concurso da melhor tenda teve como júri: António Magalhães, Ivone Ferreira e Teresa Leite. Da decisão foram distinguidas as representações dos seguintes grupos:  
– 3.º lugar: Escola EB1/JI Madail;

– 2.º lugar (ex-aequo): Grupo Padeirinhas de Ul e Grupo Cravos e Rosas;

– 1.º lugar: Grupo Folclórico de Palmaz.  
 
A organização aproveita para agradecer as colectividades pela sua presença e participação, o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, da UAC e da Associação Comercial.  
 
Do primeiro balanço efectuado momentos depois do términos da jornada, algumas alterações e inovações estão já a ser estudadas para a próxima edição, cujos pormenores serão revelados oportunamente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

  1. Sem duvida alguma. É o melhor mercado à moda antiga que visitei. Começando logo pelas ruas da “aldeia” cheias de buracos e sem passeios. A organização esta de parabens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *