Arouca, Sociedade

Vencedores do concurso “Alterações Climáticas e Biodiversidade” – Arouca

Maquetes, filmes, cartazes, trabalhos escritos e protótipos foram as categorias de trabalhos recebidas, no âmbito do concurso escolar “Alterações Climáticas e Biodiversidade” aberto a todas as Escolas da Área Metropolitana do Porto e promovido pela AGA – Associação Geoparque Arouca, Câmara Municipal de Arouca e Comissão Nacional da UNESCO. No total foram recepcionados 60 obras escolares que pretendem sensibilizar para a influência das alterações climáticas na biodiversidade.
Neste concurso foram premiados 9 trabalhos, tendo em conta os seguintes níveis escolares:
Jandins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico, que entregaram 10 trabalhos e os vencedores foram em 1º lugar o JI Rossas em articulação com JI Várzea (Arouca), com o filme “A Carochinha e Bio e o Lobo Diversidade”; em 2º lugar o JI Casal – Mansores (Arouca), com o filme Alterações Climáticas e Biodiversidade e, em 3º lugar o JI de Cabeçais nº 1 – Adro – Fermêdo (Arouca), com o filme “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014”.
Foram entregues 44 trabalhos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, de onde saíram vencedores, em 1º lugar a Escola E.B 2,3 de Maria de Lamas (Porto), com o filme “Alterações Climáticas – mudar é preciso”; em 2º lugar a Escola E.B 2,3 Comendador Ângelo Azevedo de Oliveira de Azeméis, com o cartaz “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável” e, em 3º lugar a Escola Básica e Secundária de Fajões (Oliveira de Azeméis), com a maquete “Jogo Geoparque Arouca”.
Do Ensino Secundário foram entregues 7 trabalhos, dos quais saiu vencedor o Colégio Internato do Carvalhos (V. N. Gaia), com o filme “Alterações Climáticas e Biodiversidade – Geoparque Arouca”; o 2º e 3º prémio foram atribuídos à Escola Secundária de Arouca, com o cartaz “Influência das Chuvas Ácidas no Crescimento Radicular de Narcissus Bulbocodium L.” e, com o filme “Efeito da Chuva Ácida sobre os Ecossistemas de Água Doce”, respectivamente.
Estes trabalhos estarão patentes numa exposição, a decorrer no Museu Municipal de Arouca, entre o dia 22 de Maio e 20 de Junho, e que integra o programa da Semana Europeia de Geoparks 2010 (ver Programa em www.geoparquearouca.com).
Os prémios serão entregues aos vencedores durante o Seminário subordinado ao tema “Alterações Climáticas e Biodiversidade”, que se realiza no próximo dia 25 de Maio, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Arouca. A entrada é gratuita e está sujeita a inscrição através do telefone 256 943 575.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *