Guimarães, Sociedade

Iniciativas enquadradas no Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social – Guimarães

No âmbito das comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010, a Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal em parceria com Municípios da Região do Ave – Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela –   promove a realização de dois Fóruns Inter-concelhios subordinados ao tema “Governança e participação dos diferentes actores”.
 
O I Fórum será realizado no dia 27 de Maio, no Centro de Estudos Camilianos de Vila Nova de Famalicão e o II Fórum, no dia 16 de Junho, no Centro Cultural de Vieira do Minho.
 
Com estas iniciativas pretende-se promover uma reflexão conjunta em torno da importância e das práticas existentes de participação social e cívica das pessoas em situação de pobreza e exclusão social, bem como debater e delinear possíveis formas de dinamização e intervenção neste domínio. Deste modo, pretende-se contribuir para reafirmar uma cultura de cidadania / democracia participativa.
 
Estes Fóruns constituem duas das acções do projecto “Ave Mais Solidário” financiado pelo Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social – PNAECPES, estando prevista a realização de campanhas informativas no 2º Semestre deste ano. O projecto “Ave Mais Solidário” visa sensibilizar para os fenómenos da pobreza e exclusão social, com vista à construção de uma sociedade mais coesa, solidária e responsável e promover a participação das pessoas nos processos de tomada de decisão, iniciativa e mudança sobre as situações que directamente lhes dizem respeito.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *