Oliveira de Frades, Sociedade

Gabinete Técnico Florestal alerta para as medidas de prevençãocontra incêndios florestais – Oliveira de Frades

De acordo com a portaria nº 269/2010 de 17 de Maio, foi definido que o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa de Floresta Contra Incêndios, no ano de 2010, vigora de 1 de Julho a 15 de Outubro. Durante este período, entre outras restrições, nos espaços rurais não são permitidas a realização de queimadas, fogueiras e queima de matos, não é permitido o lançamento de balões com mecha acesa e de quaisquer tipos de foguetes e é proibido fumar nos espaços florestais assim como nas vias que os delimitam ou os atravessam.

É de realçar que, durante este período, os trabalhos realizados, com maquinaria, em todos os espaços rurais terão de estar dotados de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés, devendo ainda estar equipados com extintores.

Fora deste período, e caso se verifique o nível de risco de incêndio elevado ou superior, aplicam-se as restrições impostas para o período crítico.

Para saber o risco diário de incêndio pode consultar o site do instituto de meteorologia (www.meteo.pt) ou o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, através dos contactos 232 760300 e 96 3523071.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *