Ansião, Sociedade

Encontro Ibérico, Empreendedorismo nas Escolas e apresentação de plataforma inovadora, no terceiro dia da FACE – Ansião

No terceiro dia da FACE dois momentos se destacaram. Logo pela manhã, e paralelamente às Olimpíadas Empreendedoras, decorreu o Encontro Ibérico sobre Educação e Formação, resultado de uma parceria entre o Município de Ansião, a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e o Ayuntamento de Cáceres- Espanha. Este encontro prolonga-se por duas manhãs da FACE e esta primeira integrou um painel moderado pelo director financeiro da ETP Sicó, José Carlos Amorim, sobre Política Local para o Emprego. No momento em que a ETP Sicó recebe a visita de responsáveis e alunos da cidade espanhola de Cáceres, foi precisamente a vereadora com o pelouro da Juventude no Ayuntamento de Cáceres, Maria José Casado Muñoz, a fazer a primeira apresentação. Intervieram ainda António Pinto, director do Centro de Emprego de Figueiró dos Vinhos, Miguel Lopes Guerero, também vereador do Ayuntamento de Cáceres e Fernando Pinheiro, presidente da Associação Empresarial do Concelho de Ansião. A terminar este Encontro interveio ainda o director da ETP Sicó, Ilídio Batista, que recorreu à sua experiência desde a génese até ao momento actual da ETP Sicó para falar sobre Formação Profissional e Empreendedorismo.

Este terceiro dia da FACE terminou com a apresentação pública do Projecto ansiao.municipiodamalta.pt, desenvolvido em parceria entre o município de Ansião e a empresa I-Zone. 

No dia 22 de Maio, Sábado, o destaque vai para a realização de um Seminário Internacional sobre Novos Ambientes de Aprendizagem, e que contará na sessão de abertura com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ansião, Rui Rocha, do presidente do Município de Kaarina, Harri Virta, do Director para o Desenvolvimento Económico, Transportes e Ambiente do sudoeste da Finlândia, Mikko Helasvuo, da Directora regional de Educação do Centro, Helena Libório e da Directora da Agência Nacional do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, Isabel Duarte. 

O primeiro painel deste Seminário será moderado por Krisse Sulonen, membro do Conselho Nacional de Educação da Finlândia, e integra uma conferência por Luís Alcoforado sobre os Novos Desafios da Educação. Após o período de debate será apresentado um painel em torno de Uma Perspectiva Global – Boas Práticas Educativas na Europa. Moderado por Isabel Serra, Professora e Coordenadora do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Avelar, este painel contará com uma apresentação sobre o Projecto de Monitorização Automática da AFD utilizando as TIC, por Serge Pons, do Collége Littré, Bourges – França. De seguida Rudi Wagner Hirte da Wöhlerschule, Frankfurt – Alemanha, partilha a sua perspective sobre Encontros Europeus de Alunos e o seu impacto nas Escolas participantes. O Projecto Escolas Navegadoras será apresentado por Mário Júlio, do Agrupamento de Escolas de Avelar, enquanto que Marko Kuuskorpi, da Salvelanrinne Comprehensive School, de Piikkio, Finlândia, apresenta o projecto Comenius- Régio.

Após o almoço  é desenvolvido o painel Novos Ambientes de Aprendizagem – Promover a Escola do Futuro, moderado por Rui Falcão, administrador da I-Zone. Este painel inicia-se com a apresentação do Plano Tecnológico para a Educação, pelo membro da Coordenação do Centro do referido Plano, Pedro Balhau, e prossegue depois com o tema A escola à procura da sustentabilidade ambiental- Agenda 21 Escolar, desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Inovação, representada por Cátia Furtado e João Gonçalves. De seguida o arquitecto finlandês Jukka Sulonen apresenta De que forma pode a Arquitectura influenciar os ambientes de aprendizagem. A sessão de encerramento está agendada para as 18h00.

Após o encerramento do Seminário Internacional, no espaço do salão de exposições, decorre uma acção direccionada para pais e encarregados de educação, organizada em parceria com as Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho e orientada para o tema Que Pais Temos! Que Pais Queremos…

Na noite desse dia 22, mais concretamente a partir das 21h30, regressa o projecto Empreendedorismo nas Escolas do Concelho de Ansião, incluindo a apresentação dos trabalhos do Concurso de Ideias destinado aos alunos do 3º CEB e Secundário

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *