Cultura, Marinha Grande

Barcos na Biblioteca Municipal – Marinha Grande

A Biblioteca Municipal da Marinha Grande (junto à Praça Guilherme Stephens) tem patente a Exposição “Barcos”, até ao dia 31 de Maio. São apresentados barcos tradicionais do Tejo em miniatura, feitos em cortiça, da autoria de Fernando de Oliveira.

Estas réplicas resultam numa exposição de manifesto talento, com cerca de duas dezenas de barcos com muita cor e vida, patente no átrio da Biblioteca e na Sala de Leitura.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, e ao sábado, das 14h30 às 18h00. A entrada é gratuita.

Natural do distrito de Setúbal, Fernando Oliveira começou a trabalhar aos 14 anos, como aprendiz de serralheiro e aos 17 anos, entra para a C.P. como aprendiz do 3.º Grupo Oficinal, no Barreiro.

Por essa altura iniciou um curso de formação profissional de torneiro mecânico, com a duração de 3 anos. Cumpriu o serviço militar, altura em que começou a guerra colonial, tendo sido destacado para Timor, onde permaneceu 28 meses, entre 1961 e 1963.

Em 1966, parte para a Marinha Grande, local que ofereceu melhores condições de trabalho e, nesse ano, começou a trabalhar na Empresa Produtora de Garrafas, como torneiro mecânico.

Entre 1969 e 1973 tirou o curso de aperfeiçoamento de serralheiro, na então Escola Industrial e Comercial da Marinha Grande. Em 1976, foi promovido a chefe de secção de moldes, como preparador de trabalho, dando apoio e assistência a todos os sectores da fábrica. Estas funções são posteriormente desenvolvidas na CIVE, Companhia Industrial Vidreira, mais tarde adquirida pela Barbosa & Almeida, S.A.

É aqui que permanece até 2001, ano em que iniciou um processo de pré-reforma. Em 2002, assumiu a condição de reformado e passados 3 anos, começou a dedicar-se à construção de miniaturas de barcos em cortiça, particularmente réplicas das embarcações do Rio Tejo, onde muitos dos seus familiares trabalharam toda a vida.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *