Oliveira de Azeméis, Sociedade

Autarquia e Águas Douro e Paiva reforçam abastecimento de água a Carregosa – Oliveira de Azeméis

A Câmara de Oliveira de Azeméis e a empresa Águas do Douro e Paiva (ADP) investiram meio milhão de euros no reforço do abastecimento de água à freguesia de Carregosa.
O investimento é inaugurado ao final da manhã desta sexta-feira e vem alargar a capacidade existente eliminando as carências sentidas ao longo de anos, principalmente no Verão.
A Sociedade Águas do Douro e Paiva, da qual a autarquia de Oliveira de Azeméis é associada, investiu 365 mil euros na construção da adutora entre o sistema de Arouca e o reservatório de Carregosa.
A adaptação e o restauro do depósito, no montante de 55 mil euros, foram financiados pela autarquia que também elaborou o projecto de execução.
Além da adutora, a obra inclui o ponto de entrega, automatismos e rede de telegestão. O reservatório recebeu obras de adaptação para a nova forma de adução e distribuição e foi dotado com posto de recloragem. Foram ainda instalados automatismos de controlo e gestão que permitem gerir o abastecimento de forma automática e mais eficiente.
Segundo Hermínio Loureiro, presidente do município, «com este passo fica resolvido mais um problema no que diz respeito ao abastecimento permanente de água com qualidade».
«Infelizmente esta era uma zona do concelho em que, nos picos do Verão, havia muitas dificuldades de abastecimento, obrigando à afectação de outros meios como os bombeiros para a distribuição de água», afirma o autarca, mostrando-se satisfeito pela «abertura das Águas do Douro e Paiva para que esta mais valia para a freguesia de Carregosa fosse concretizada».
«Uma vez mais fica provado que nestas matérias as parcerias são eficazes resolvendo muitos dos problemas que afectam a população», disse.
O início do abastecimento de água à freguesia de Carregosa remonta ao início da década de 80. Apesar de sucessivos investimentos da autarquia ao longo dos anos, as dificuldades mantiveram-se até à assinatura do protocolo entre a autarquia e a ADP que permitiu o aumento da capacidade no abastecimento à população.
A rede de água da freguesia, sob a gestão da ADP, serve actualmente 3 500 consumidores.
Criada em Maio de 1995, a Sociedade Águas do Douro e Paiva tem como objectivo a exploração e gestão do sistema multimunicipal de captação, tratamento e abastecimento de água à área sul do Grande Porto até ao ano 2026.
A ADP serve, além de Oliveira de Azeméis, os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Espinho, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Matosinhos, Ovar, Paços de Ferreira, Paredes, Porto, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Valongo e Vila Nova de Gaia.
O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água ao Sul da Área do Grande Porto., que abrange 1,7 milhões de habitantes, veio resolver os problemas de quantidade e qualidade de água da região.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *