Educação, Póvoa de Lanhoso

Semana da Educação de 24 a 29 de Maio – Póvoa de Lanhoso

“O Futuro é Já Hoje” é o tema da Semana da Educação que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Pelouro da Educação, promove de 24 a 29 de Maio. Esta iniciativa encerra com a “Mostra Pedagógica CNO – Uma Rede de Projectos”. Colóquios, encontros e visitas aos equipamentos escolares do Município marcam ainda a edição deste ano.
 
Objectivos.
Lembrando que “a Educação é um trabalho diário, contínuo e inacabado”, a Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, explica que se pretende, com esta Semana, “parar para que toda a comunidade escolar possa reflectir sobre alguns temas inerentes à Escola, mormente o que se espera da Escola do futuro. Mas ‘o futuro é já hoje’ e ele depende do que fizermos no presente”.
 
Ainda de acordo com a edil, “o programa delineado, apesar de diversificado, apresenta um fio condutor”. Gabriela Fonseca nota que, “cada vez mais, as novas tecnologias de informação e comunicação estão interligadas com o ensino/aprendizagem, bem como a educação para a cidadania, a educação ambiental, a leitura, etc. Apesar da nova geração ser cada vez mais ‘polegar’, ou seja, usar muito o polegar para comunicar e estudar, teclando, não nos podemos esquecer da importância que tem a leitura e da necessidade de estabelecermos parcerias e de trabalharmos em rede”.
 
A Semana encerra com a “Mostra Pedagógica CNO – Uma Rede de Projectos”. “Como nem todos os jovens têm que seguir o mesmo percurso escolar, a Mostra Pedagógica permite divulgar diferentes ofertas formativas, diferentes percursos e diferentes saídas profissionais, que servirão como orientação vocacional e profissional para aqueles”, salienta ainda a responsável pela Pasta da Educação no Concelho, que, numa alusão às visitas aos equipamentos escolares do Concelho que irão decorrer, conclui que “não se pode separar a escola que pretendemos do seu espaço físico. Daí a importância do investimento nos Centros Educativos para proporcionar aos nossos jovens melhores e mais modernas condições que permitam novos métodos de ensino, novas abordagens, novas estratégias e novos meios. Só assim será possível melhorar a qualidade de ensino e darmos passos firmes rumo à literacia e ao sucesso educativo”.
 
Programa.
O dia 24, segunda-feira, será marcado pela realização do Colóquio “A Escola do Futuro é já Hoje”, agendado para as 21h00 no Theatro Club, com os sub-temas “Que escola para a geração polegar (Dra. Adelina Moura), “O fenómeno dos videojogos – a percepção das crianças e o papel dos pais e da escola” (Dr. Luís Pereira e Doutora Sara Pereira), “Quadros Interactivos – um desafio ao alcance de todos” (FAMASETE) e “Uma sala de aula aberta à Europa: o papel do eTwinnig” (Dra. Teresa Lacerda). A Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, irá moderar o debate.
 
O dia 25, terça-feira, será igualmente de reflexão e debate, com o Encontro “A Escola e a Educação Ambiental”, a partir das 10h00, no Theatro Club. “Projecto Limpar Portugal – Educar para a cidadania” (Arqt. José Vilas Boas), “Avaliar o Projecto Limpar Portugal” (Adriana Silva e Dra. Teresa Lacerda), “O contributo individual para melhorar o ambiente” (Arqt. Manuel Sousa) serão assuntos a abordar naquela oportunidade, durante a qual serão ainda entregues Certificados aos Voluntários do Projecto Limpar Portugal (Arqt. José Vilas Boas e Dra. Elisabete Silva). De tarde, às 17h00, as “Bibliotecas em rede na Póvoa de Lanhoso” serão tema de debate. “A regra dos 3P para o bom funcionamento do SABE” (Dra. Teresa Silveira), “SABE um agente promotor de NÓS de REDES: Rede Concelhia de Bibliotecas de Montalegre, um caso prático” (Dra. Gorete Afonso) serão ainda assuntos a abordar, seguidos da assinatura do protocolo de formalização do SABE entre Câmara Municipal, Agrupamentos de Escolas, Escola Secundária e a RBE Dr. Fernando Carmo.
 
O dia 26, quarta-feira, será preenchido por visitas às escolas do Concelho, a partir das 9h00, e pela visita ao Centro Educativo do Cávado, marcada para as 15h00.
 
A Semana da Educação culmina com a Mostra de Novas Oportunidades, nos dias 28 e 29, sexta-feira e sábado. Trata-se de uma iniciativa da Rede Novas Oportunidades, no âmbito do protocolo “Novas Oportunidades – Uma Rede de Projectos”, que abrange as Escolas públicas e profissionais, os Centros Novas Oportunidades e as Autarquias dos Concelhos de Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde, organizada e promovida pela Câmara Muni

Artigo AnteriorPróximo Artigo