Portimão, Sociedade

Navio Creoula já está em Portimão para as Comemorações do Dia da Marinha

Chegou ontem a Portimão o navio “Creoula”, vindo de Lisboa, de onde partiu na noite de 17 de Maio, para integrar as comemorações do Dia da Marinha, que tem como anfitriã esta cidade algarvia. As comemorações do Dia da Marinha, que vão decorrer até 23 de Maio, associam-se às comemorações do 150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes que, para além de político e homem de letras, foi também um amante do mar e dos navios.

 O “Creoula” é um lugre de quatro mastros. Construído em 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral de Pescarias, no tempo recorde de 62 dias úteis, o navio foi lançado à água no dia 10 de Maio a efectuou ainda nesse ano a sua primeira campanha de pesca. Conta com uma guarnição de 39 militares e entre amanhã e sexta-feira vai estar aberto a visitas no Ponto de Apoio Naval no Cais Comercial, dia 20 e 21, no seguinte horário: 10h às 12; 14h às 19h.

 Para além do “Creoula”, vão estar ainda atracados e abertos a visitas, no mesmo local, outros Navios da República Portuguesa : Vasco da Gama; D. Francisco de Almeida; NRP Baptista de Andrade; João Roby e Auriga. Para estes navios as visitas têm inicio dia 21 de Maio e prolongam-se até dia 23 de Maio, com os mesmos horários, à excepção do dia 23 (9h30 às 12h). O NRP Auriga está entretanto desde já aberto ao público, amanhã.

 Para além das visitas vai ser ainda possível efectuar baptismos de mar, para todos aqueles pretendam aventurar-se no mar da costa algarvia nas Lanchas de Fiscalização Rápida Hidra, Centauro ou Orion, a partir do Cais Comercial, nos seguintes horários: 20 e 21 de Maio (10h às 12h / 14h às 18h); 22 de Maio (10h às 12h).

 O Programa das Comemorações do Dia da Marinha teve início com a abertura ao público de uma Exposição de Actividades da Marinha, que estará patente até dia 23 de Maio no Teatro Municipal de Portimão – TEMPO. Em paralelo, está a funcionar, na Marina de Portimão, um espaço “fun place”, destinado a todos os que gostam de emoções fortes e novos desafios marítimos. No dia 21 é tempo de música, com o concerto ao ar livre da Banda da Armada (local: Alameda da República, junto à Igreja do Colégio).

O ponto alto das comemorações é a 23 de Maio. Pelas 10h00, na Igreja do Colégio, realiza-se uma missa em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos. Segue-se, às 11h30, a Cerimónia Militar na Zona Ribeirinha de Portimão. Durante a tarde, com início às 15h30, na Praia da Marina, realizam-se Exercícios de Demonstração de Capacidades e a Largada dos Navios.

  As comemorações do Dia da Marinha associam-se assim às Comemorações do 150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes, um amante do mar e dos navios. Falecido em Béjaia, Argélia, a 18 de Outubro de 1941, o corpo do sétimo Presidente da I República e escritor conceituado regressou a Portimão, a sua terra natal, em 1950, a bordo de um barco da Marinha de Guerra, exactamente no dia em que se completavam nove anos desde a sua morte. Para homenagear esta grande figura portimonense e nacional, a Câmara Municipal de Portimão organiza, ao longo do ano de 2010, diferentes actividades lúdicas e culturais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *