Sociedade

Câmara implementa alterações na recolha de resíduos – Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem vindo a implementar a Agenda 21, em que uma das vertentes desta estratégia passa pela elaboração e implementação de um plano de desenvolvimento sustentável a nível do concelho, que inclui as questões ambientais, os aspectos económicos, sociais e a boa governação.
 Assim, de forma a melhorar a gestão de recursos humanos e dos equipamentos, a Câmara Municipal decidiu criar uma nova estratégia de recolha dos Resíduos Sólidos Urbanos, através de várias acções de optimização. Esta medida prende-se com razões económicas de redução de custos, bem como com razões de asseio da própria Vila e com o propósito de alargamento da rede de ecopontos, por parte da edilidade.
 Uma das acções deste novo plano estratégico passa por acabar com a recolha porta-a-porta dos resíduos recicláveis nos estabelecimentos comerciais da Vila da Póvoa de Lanhoso. Existe já uma boa cobertura de ecopontos, sendo que qualquer estabelecimento da Vila se encontra a menos de 350 metros de um daqueles equipamentos, conforme estipula o regulamento municipal para a recolha selectiva dos resíduos recicláveis. Todos os estabelecimentos comerciais da vila foram contactados pessoalmente por técnicos da Autarquia, que explicaram detalhadamente as razões desta mudança, tendo, na generalidade, havido boa aceitação destas novas medidas.
Uma outra acção contemplada nesta nova estratégia é a implementação da recolha regular de grandes volumes e dos vulgarmente chamados “monstros” à quinta-feira de manhã, na vila, e, em casos excepcionais, por marcação prévia com a Divisão de Ambiente através do Gabinete de Águas e Resíduos Sólidos Urbanos. Para esta marcação é necessário telefonar para a Câmara Municipal através do número 253 639 700 e solicitar a marcação da recolha gratuita desses resíduos.
Esta alteração entrou em vigor a 1 de Maio de 2010, pelo que se solicita que a colocação do papel e cartão seja feita no ecoponto azul, que as embalagens sejam colocadas no ecoponto amarelo e o vidro depositado no ecoponto verde.
Os resíduos comerciais equiparados a Resíduos Sólidos Urbanos domésticos poderão agora ser colocados na via pública após as 19h00, devidamente ensacados e fechados.
A separação dos resíduos significa poupar recursos naturais e matérias-primas, reduzir o consumo de energia e a poluição, assim como diminuir o volume de lixo, melhorando assim o meio ambiente do nosso Concelho e a saúde de todos nós.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *