Amadora, Sociedade

Estafeta nacional contra a pobreza e a exclusão termina na Amadora

A Amadora foi a cidade escolhida para receber a festa de encerramento da Estafeta Nacional “Pobreza e Exclusão: Eu Passo!”, organizada pelo PIEC – Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC), no âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social.  

A estafeta nacional começou no dia 13 de Abril e envolveu cerca de 2100 jovens das 142 turmas do PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) que, juntamente com cidadãos e instituições que se quiseram associar à iniciativa, passaram o testemunho de norte a sul do país, num total de 1800 quilómetros percorridos.    

A última etapa desta estafeta será na Amadora, na próxima sexta-feira, dia 21 de Maio, com centenas de jovens a fazerem o percurso entre o Dolce Vita Tejo e a Câmara Municipal onde, entre as 11h45 e as 12 horas, o presidente da autarquia, Joaquim Raposo, receberá o testemunho passando-o depois aos representantes do Comité Olímpico.  

Devido à forte adesão das instituições locais, o encerramento do Ano Europeu do Combate à Pobreza e a Exclusão Social será igualmente na cidade da Amadora, com a realização de uma grande festa no Parque Central (junto ao polidesportivo), das 10 às 13h30, onde são esperadas mais de duas mil pessoas.  

Para este evento estão confirmadas as presenças de algumas figuras ligadas ao desporto que se quiseram associar à luta contra a pobreza e a exclusão, como o ex-atleta e campeão olímpico Carlos Lopes, a atleta de triatlo Anais Moniz, o treinador de basquetebol feminino Carlos Seixas, e Carlos Barroca, antigo treinador e actual comentador de basquetebol, entre outras personalidades.  
 

Esta iniciativa tem como objectivo principal o de sensibilizar para os problemas da pobreza e da exclusão social entre os jovens, ao mesmo tempo que incentivou a participação dos jovens em PIEF numa causa justa, contribuindo para a sua reintegração social de um modo activo. Na Amadora, a Escola Intercultural e das Profissões tem a funcionar três turmas PIEF, com cerca de 50 alunos no total, e coordena ainda 18 turmas na Área Metropolitana de Lisboa.  
 

Sobre o PIEF:

O PIEF é o Programa Integrado de Educação e Formação, medida conjunta dos ministérios da Educação e da Segurança Social e do Trabalho, que tem como objectivos favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória a menores e a certificação escolar e profissional de menores a partir dos 15 anos, em situação de exploração de trabalho infantil e favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória associada a uma qualificação profissional relativamente a menores com idade igual ou superior a 16 anos que celebrem contratos de trabalho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *