Palmela, Sociedade

Comemorações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla em Pinhal Novo – Palmela

            No dia 26 de Maio, o Gang da EM, em parceria com a Câmara Municipal de Palmela, organiza a iniciativa “Move-te pela Esclerose Múltipla”, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla. O encontro dos participantes está agendado para as 18 horas, no Jardim José Maria dos Santos, em Pinhal Novo,
            No âmbito do movimento global da sensibilização para a doença, que envolve, este ano, nove cidades de todo o país – Pinhal Novo, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Sines, Sintra e Viana do Castelo – o Gang da EM promove uma caminhada e um passeio de bicicleta, com 5 e 10 km, respectivamente. A actividade, que tem, como principal objectivo, alertar a população para a existência deste problema, destina-se, não só, a portadores da doença, mas também a familiares, amigos e público, em geral.
            A participação nas comemorações é gratuita, mediante inscrição até ao dia 26 de Maio, através do e-mail gang.da.em@gmail.com, com indicação do nome, idade, localidade, contacto e qual a relação com a doença (se é portador, familiar, amigo ou solidário).  
            A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória crónica e degenerativa do sistema nervoso central, que não permite o controlo de funções importantes para o quotidiano, tais como andar, ver, comer e falar. Não existe, ainda, cura para esta doença, que afecta, maioritariamente, adultos jovens.
            O Gang da EM nasceu em 2004, quando um grupo de portadores da doença começou a contactar entre si, através da internet. O movimento cresceu e, neste momento, constitui-se como um grupo informal de auto-ajuda com várias centenas de membros. Mais informação em http://gangem.blogspot.com/

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *