Amadora, Sociedade

Amadora comemora Centenário da República

Conhecida como a capital portuguesa da 9.ª arte, a Amadora foi convidada pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR) a integrar o programa festivo através das áreas da caricatura e da Banda Desenhada.  

Para tal, as duas entidades, Câmara Municipal e CNCCR, assinaram hoje um protocolo de colaboração com vista à realização da programação nacional de Banda Desenhada.

Para Joaquim Raposo, presidente da Autarquia, este protocolo é o “reconhecimento do papel que a Amadora tem tido no desenvolvimento da BD”. Ainda segundo o edil, as actividades programadas permitem, sobretudo, “chegar junto do público mais novo e explicar-lhes a importância dos valores da República”.  

Antes da apresentação da programação, que contou com a presença dos artistas e dos investigadores convidados a participar no projecto, o presidente da CNCCR, Artur Santos Silva, destacou a importância do contributo de escolas, instituições e, principalmente, das autarquias, no desenvolvimento das comemorações que permitem “revisitar os ideais republicanos”. “A Amadora teve um papel fulcral no desenvolvimento dos acontecimentos da primeira república”, disse, não esquecendo que “a caricatura e a BD coincidiram na sua génese com esta época”.  

A Amadora, através do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI) e do Festival Internacional de BD, foi o município convidado para desenvolver a programação que se vai estender até Agosto de 2011.  

Mais informações e programação em www.amadorabd.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *