Portimão, Sociedade

Problemática do bullying debatida em Portimão

Na sequência da grande receptividade do seminário realizado em Janeiro sobre a problemática do bullying, a Câmara Muncipal de Portimão está a realizar um ciclo de workshops, já com as inscrições completas, destinados à comunidade educativa e aos pais que tem como tema o fenómeno do bullying e a violência juvenil em ambiente escolar.  

No primeiro workshop, realizado no dia 12, o tema em destaque foi o papel da família. As próximas acções, agendadas para dia 26 de Maio, 2,9 e 18 de Junho vão ser debatidas questões como o papel dos professores e dos auxiliares na prevenção, os tipos de vítimas, tipo de agressores e diferentes tipos de violência no contexto da sala de aula e no recreio escolar, e o papel das relações sociais na construção do conceito de partilha e amizade.     

Também nas escolas, mais concretamente aos alunos do 1º,2º e 3º Ciclos do Ensino Básico do município, estão a ser promovidas acções de prevenção sobre este tema, com enfoque na convivência escolar. 

Estas acções têm como formadora a Drª Tánia Paias, – Psicóloga Clínica, Mestre em Saúde Escolar, Doutoranda na área do Bullying (atitudes face à violência em contexto educativo), Directora do PortalBullying, e Docente Universitária 

O bullying é uma forma de pressão social que acarreta muitos traumas na vida dos alunos que diariamente convivem com esta realidade, representando um tipo de violência cujo conceito é complexo e assume peculiaridades que o diferenciam de outras práticas e que devem ser conhecidas de forma mais exaustiva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *