Cultura, Marinha Grande

Museus da Marinha Grande em festa

A Câmara Municipal da Marinha Grande comemora o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), com um conjunto de actividades que estão a decorrer nos Museus da cidade, desde o dia 12 e se prolongam até 30 de Maio, sob o tema “Museus e Harmonia Social”.

O objectivo das comemorações é estimular a vinda da comunidade aos Museus do Município, em especial das crianças e seus familiares, numa perspectiva de divulgação e valorização do património, da valorização pessoal da criança, particularmente do trabalho por ela desenvolvido e da divulgação do património vidreiro marinhense.

O Museu do Vidro e o Museu Joaquim Correia organizam um programa comemorativo destinado às escolas e ao público em geral, cuja participação é gratuita.

A programação das actividades do Dia Internacional dos Museus é a seguinte:

MUSEU DO VIDRO (Praça Guilherme Stephens – Marinha Grande)

Teatro infantil “Museu dos sonhos”

18 a 21 de Maio | 09h30 e 10h30 | Teatro infantil pela Associação Artenfoco, para crianças dos 3 aos 10 anos. Sujeita a inscrição prévia até 12 de Maio.

Sinopse:

Quando fechamos os olhos e abrimos a porta transparente para o mundo dos sonhos, os relógios deixam de ter ponteiros, os gelados nunca derretem, as bolachas nascem nas árvores e podemos arrumar todos os sonhos em caixinhas especiais. Se houver um segundo de um minuto, um minuto de uma hora, uma hora de um dia, um dia de um sonho e um sonho no meio de muitos sonhos, que já não tenha caixinha para sonhar, a porta transparente fecha-se e o museu dos sonhos perde toda a magia.

Ficha Técnica

Texto e Encenação: Sandra José

Interpretação: Ana Pires, Carla Santos, Eliana Branco, Inês Donzelo, João Santos, Liliana Prazeres.

Duração: 40 minutos.

“Os aprendizes de detective”

26, 27 e 28 de Maio | 09h30 e 10h30 | Visita pedagógica ao museu, para crianças dos 6 aos 10 anos. Sujeita a inscrição prévia até 12 de Maio.

Exposição “Pequenos pintores de vidro”

18 a 30 de Maio | Galeria Municipal

18 de Maio às 18h00 | Inauguração da exposição dos trabalhos realizados durante as X Jornadas Aprender o Vidro

Público em geral.

Espectáculo de teatro “O Cão e o Lobo”

23 de Maio | Galeria Municipal | 15h30 | Peça de teatro infantil pela companhia BicaTeatro.

Sinopse:

Entre ter comida e carinho, mas estar preso e ser agredido, o Lobo não hesita, prefere a Liberdade. Este texto de António Torrado, baseado na Fábula de La Fontaine, faz-nos questionar este valor tão precioso (a que nem sempre damos o devido valor ou já não recordamos a sua falta). Nesta versão, a jornalista estagiária, personagem condicionada por uma série de formalismos (ou pela falta de liberdade), encontra um lobo diferente do que esperava. É este Lobo, livre, mas marginalizado, que acaba por lhe mostrar o que é, de facto, perder a liberdade, ao transformá-la em cão de guarda. Tudo isso em troca de um hambúrguer que, afinal, é de esferovite.

Ficha Técnica:

Encenação: Sara Belo

Interpretação: Elenco BicaTeatro

Adereços e cenografia: Susana Barreiros

Duração: 45 minutos

Público em geral (crianças dos 6 aos 12 anos e familiar).

Mestres da Marinha Grande | Artesanato de Maçarico

Até 30 de Maio 2010

Exposição dedicada à produção artesanal e artística do vidro trabalhado a maçarico na Marinha Grande.

A produção de vidro a Maçarico, enquanto técnica artesanal, tem vindo a ser desenvolvida em contexto de oficina, na qual são criadas miniaturas ou pequenas peças figurativas, decorativas e utilitárias que deliciam o olhar.

Os percursos profissionais e artísticos de uma dezena de mestres e artesãos, Adriano Mesquita, Almiro Morgado, Álvaro Cruz, Armindo Martins, Jack, José Leonel, Manuel Craveiro, Mário Macatrão, Vítor Rodrigues, Vítor Salgueiro, e as suas histórias de vida, materializam-se nesta mostra que pretende dar a conhecer e valorizar esta importante actividade vidreira na actualidade.

MUSEU JOAQUIM CORREIA (Largo 5 de Outubro – Marinha Grande)

“És bom observador?”

18 e 19 de Maio | Museu Joaquim Correia | 09h30 e 10h30 | Visita animada ao museu, de exploração e descoberta da obra do escultor Joaquim Correia, para crianças dos 5 aos 10 anos. Sujeita a inscrição prévia até 12 de Maio.

“Quem é quem?”

20 e 21 de Maio | Museu Joaquim Correia | 09h30 e 10h30 | Visita pedagógica de descoberta de algumas personalidades retratadas por Joaquim Correia, para crianças dos 10 aos 13 anos. Sujeita a inscrição prévia até 12 de Maio.

“Retratos”

26, 27 e 28 de Maio | Museu Joaquim Correia | 09h30 e 10h30 | Visita animada de observação e interpretação dos objectos expostos, para crianças a dos 6 aos 10 anos. Sujeita a inscrição prévia até 19 de Maio.

Espectáculo de marionetas “Araújo e Ofélia”

22 de Maio | Largo 5 de Outubro (frente ao Museu Joaquim Correia) | 15h30 | Teatro de marionetas por Beto Hinça.

Sinopse:

Araújo e Ofélia é um espectáculo de animação destinado ao público de todas as idades. Conta a história de Araújo e Ofélia em três fases das suas vidas. Na infância os protagonistas brincam e divertem-se. Já na adolescência, descobrem a paixão que nutrem um pelo outro, mas Ofélia parte para bem longe com a família. Reencontram-se já na velhice e a antiga paixão renasce entre eles. O espectáculo fala de amizade, de amor e da preservação da natureza.

Ficha Técnica:

Criação, direcção e interpretação:  Beto Hinça 
Bonecos:  Beto Hinça 
Técnicas de manipulação: Bonecos de luva (títeres), Bonecos de vara (marotte) e silhuetas. 
Duração:55 minutos

Público em geral.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *