Desporto, Évora

Évora recebe SéniorGym 2010

A Câmara Municipal de Évora em parceria com a Federação de Ginástica de Portugal, organiza no dia 22 de Maio (sábado), em pleno Centro Histórico da cidade, o “SéniorGym 2010 – Festival Nacional de Ginástica, Saúde e Vida Activa”.  Está prevista a presença de 3500 atletas seniores. 

O SéniorGym de Évora, à imagem dos eventos anteriores, proporcionará durante todo o dia aos ginastas seniores participantes um programa recheado de actividades, nomeadamente apresentações de ginástica, jogos tradicionais, rastreios de saúde, passeios pedestres, aulas de grupo, desfile de participantes, feira da saúde e do bem-estar, entre outras iniciativas.  

O SéniorGym, uma iniciativa de carácter desportivo destina-se a grupos de Ginástica e de actividades físicas similares para maiores de 50 anos, tratando-se de uma excelente oportunidade de convívio entre todos (técnicos e praticantes) os que se dedicam à prática desportiva na melhor idade, num local magnífico e numa cidade histórica de grande beleza.  

Durante este dia, os participantes, provenientes de todo o país, terão a oportunidade de se exibirem nalguns dos mais emblemáticos locais da cidade, designadamente na Praça de Giraldo, Praça 1º de Maio, Jardim Público, Parque Infantil e Arena D’Évora.  

O concelho de Évora enquanto anfitrião será representado por uma comitiva de aproximadamente mil elementos, sendo que deste milhar 400 participam regularmente nas actividades do programa municipal Seniores Activos. Aliás, os Seniores Activos de Évora, para além de efectuarem exibições na Praça de Giraldo e 1º de Maio, terão ainda a responsabilidade de “fechar” o SéniorGym, na Arena D’Évora, executando a coreografia final. 
 

Do programa do SéniorGym, que decorrerá entre as 10h00 e as 17h00 fazem parte:

– Apresentações dos grupos dos participantes;

– “Workshops” / Actividades para todos os participantes;

– Animação musical;

– Jogos tradicionais;

– Caminhadas;

– “Feira” da saúde;

– Desfile de participantes

– Aulas de grupo para todos os participantes. 
 

Feira da saúde e actividade física 
 

Entretanto, a Câmara Municipal de Évora promove neste fim-de-semana a FEIRA DA SAÚDE E ACTIVIDADE FÍSICA, que terá lugar na Praça do Giraldo com os seguintes horários: sábado das 09 às 19 horas e domingo das 10h00 às 17 h00.  

Nesta feira vão estar presentes entidades ligada à saúde como a Administração Regional de Saúde, Hospital da Misericórdia de Évora, o Hospital Espírito Santo de Évora, a Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Diabentejo – Associação dos Diabéticos Alentejanos que ao longo dos dois dias realizarão rastreios de colesterol, glicemia, tensão arterial, índice de massa corporal e ainda rastreios auditivos, visuais e de saúde oral.  

Estarão também presentes no espaço cinco ginásios do concelho que no dia 23 de Maio irão realizar várias demonstrações de forma a promoverem a saúde através da actividade física. 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *