Póvoa de Varzim, Sociedade

De cidades amigas a cidades irmãs: Eschborn assina acordos de geminação com Póvoa de Varzim e Zabbar

A Póvoa de Varzim e Zabbar (Malta) são, desde a passada sexta-feira, 14 de Maio, cidades geminadas com a cidade alemã Eschborn, onde decorreu a assinatura do protocolo, com a presença dos Presidentes de Câmara José Macedo Vieira, da Póvoa de Varzim, Wilhelm Speckhardt, de Eschborn e Dominic Agius, de Zabbar.
Gérald Herault, de Montgeron (França) esteve também presente na cerimónia, dado que se assinalam 25 anos sobre a assinatura do contrato de geminação com aquela cidade francesa, motivo pelo qual se procedeu à renovação do pacto.
Na sua intervenção, o autarca poveiro defendeu o “papel fundamental” desempenhado pela relação entre cidades no movimento pela paz e pelo desenvolvimento. “É nos cidadãos e nas suas organizações que reside o espírito mobilizador da amizade e da cooperação entre povos”, afirmou, “o movimento de geminação entre cidades é uma peça fundamental, porque é aquela que, pela sua proximidade aos cidadãos, os desperta e conquista para o esforço participado de construção da união e da paz”.
Recordando que desde 1993 Póvoa de Varzim e Eschborn partilham acções de cooperação, intercâmbio e amizade, congratulou-se pelo facto de tal proporcionar a ambas as populações “iniciativas nos domínios das artes, do desporto, da formação escolar, etc”. A relação é agora consolidada com a assinatura deste protocolo, “consequência e conclusão do caminho entretanto percorrido, é também o início de uma nova etapa e o renovar de um compromisso, agora mais claro e mais forte”.
No âmbito das Festas de S. Pedro, a Póvoa de Varzim retribuirá este acto de geminação com Eschborn, numa nova cerimónia de formalização que terá lugar a 29 de Junho.
A assinatura dos contratos de geminação decorreu no âmbito da Eschenfest, festas tradicionais de Eschborn que decorreram durante todo o fim-de-semana. A cerimónia foi presenciada por perto de meio milhar de pessoas, com destaque para a presença do representante do Consulado Português em Frankfurt e representantes de diversas instituições e entidades associativas alemãs, para além de outros representantes políticos.
Ao assinar estes dois novos protocolos de geminação, os intercâmbios com Eschborn, Zabbar e Montgeron permitirão o desenvolvimento de novas iniciativas, tais como a promoção da coesão entre a Europa central e periférica e dos valores da cidadania democrática; a dinamização e ampliação dos processos de intercâmbio intercultural entre instituições escolares e outras; a fomentação da aprendizagem das línguas e da cultura de outros países; o fortalecimento e evolução da geminação existente; a atracção de novos públicos, entre outros.
No âmbito da sua relação com estas três cidades, a Póvoa de Varzim tem participado no Encontro Internacional de Jovens, recebe, desde 1995, a Praça dos Pintores, proporciona intercâmbios entre escolas do ensino especial e instituições do ensino básico e secundário, intercâmbios artísticos, intercâmbios entre associações culturais e desportivas, entre outras.
Para saber mais, visite a página das Cidades Geminadas no portal municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *