Cultura, Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinala Dia Internacional dos Museus

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso comemora o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) com entradas gratuitas no Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso.
 O Dia Internacional dos Museus é uma iniciativa do ICOM (Conselho Internacional de Museus da UNESCO) desde o dia 18 de Maio de 1977 e que se celebra, este ano, sob o tema “Museus e Harmonia Social”. Anualmente, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem-se associado a esta importante iniciativa.
 Designado como o ex libris do Concelho, o Castelo de Lanhoso é uma das principais referências culturais e patrimoniais da Póvoa de Lanhoso. A sua singularidade, pela forma como se afirma na paisagem (no pino do maior afloramento monolítico granítico conhecido), aliada à carga histórica e simbólica que encerra, aporta-lhe uma marca indelével na região e no país.
Marco incontornável na conquista e formação do reino de Portugal, ao contemplar-se o Castelo de Lanhoso é difícil não experimentar o imaginário de combates, lutas e batalhas históricas.
Em 1996, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso procedeu à musealização do Castelo de Lanhoso, que oferece uma pequena exposição com testemunhos do Castro de Lanhoso.

Nas comemorações deste ano do Dia Internacional dos Museus, aqueles que visitarem o Castelo de Lanhoso poderão ainda tomar contacto com a reportagem em directo que a Lanhoso TV irá fazer a partir daquele local, entre as 15h00 e as 17h00, no decorrer da qual a temática será abordada.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *