Oliveira de Azeméis, Sociedade

Estudantes de pastelaria confeccionam bolo do Dia Internacional das Famílias – Oliveira de Azeméis

Centena e meia de alunos do curso de pastelaria e panificação de cinco escolas participaram nas olimpíadas inter-concelhias de pastelaria, uma iniciativa destinada a reforçar as competências profissionais de alunos na formação e no acesso ao mercado de trabalho.
A iniciativa, integrada nas comemorações do Dia Internacional das Famílias, envolveu cinco provas de confecção de produtos que foram avaliados por um júri segundo os critérios da criatividade, sabor, apresentação e originalidade.
As provas incluíram a confecção do bolo do Dia Internacional das Famílias, pão com chouriço, pizza e o fabrico e abertura de natas contra relógio.
As olimpíadas, disputadas pelos alunos dos cursos de pastelaria e panificação da escola secundária Ferreira de Castro e dos agrupamentos de escolas de Carregosa, Pinheiro da Bemposta, Milheirós de Poiares e Canidelo, fortaleceram as relações interpessoais e a troca de experiências.
«A iniciativa pretendeu estimular a actividade e valorizar o trabalho produzido pelos alunos na área da doçaria e da pastelaria, uma actividade importante relacionada com a tradição, mas também com a inovação de produtos», afirmou Hermínio Loureiro, presidente da autarquia e membro do júri.
O autarca elogiou a existência e a crescente procura dos cursos profissionais de pastelaria, sublinhando a importância das saídas profissionais.
«Quem sabe se não estarão aqui os futuros pasteleiros e responsáveis pela doçaria de Oliveira de Azeméis e da região», disse Hermínio Loureiro apelando à imaginação, inovação e criatividade dos futuros profissionais, sem esquecer a tradição da doçaria oliveirense.
Os prémios são entregues este sábado, às 14h30, no parque de La-Salette, onde será construído um cordão humano com mil participantes.
O Dia Internacional das Famílias, promovido no âmbito do Ano europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, encerra com um lanche-convívio com base nos produtos confeccionados nas olimpíadas da culinária

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *