Alcoutim, Sociedade

Abastecimento de água e saneamento básico nos Montes do Rio Alcoutim

A Câmara Municipal de Alcoutim pôs hoje em funcionamento a rede de abastecimento de água e saneamento básico dos Montes do Rio (Laranjeiras, Montinho das Laranjeiras, Guerreiros do Rio, Álamo e Corte das Donas) que, embora estivesse concluída desde o Verão de 2009, estava desactivada à espera da construção da respectiva ETAR. Por orientação do Governo, a autarquia está impossibilitada de construir ETAR’s, pelo que instalou uma fossa, com capacidade para 20m3, que permite um tratamento primário do efluente, sendo, regularmente, limpa e esvaziada através do limpa-fossas.  

A rede de abastecimento de água e saneamento básico destes montes ribeirinhos implicou um investimento de 2.355.418.61 euros, valor que incluiu também a melhoria dos acessos aos Montes do Rio. Os trabalhos incluíram a instalação de redes de distribuição domiciliária de água, através de condutas novas, que foram ligadas a dois novos reservatórios construídos no âmbito da mesma empreitada em Guerreiros do Rio e Corte das Donas, e a construção de redes de colectores de águas residuais domésticas.  

A fossa agora instalada, que custou á autarquia cerca de 10.000 euros, é uma solução provisória que a Câmara de Alcoutim encontrou para beneficiar a população, até a empresa Águas do Algarve iniciar as obras de construção da ETAR.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *