Ansião, Sociedade

FACE 2010 no Centro de Negócios de Ansião

O Município de Ansião promove entre 19 e 23 de Maio, em parceria com diversas entidades nacionais e internacionais, a FACE 2010- Feira de Aprendizagem, Conhecimento e Empreendedorismo. Dividida em vários momentos e cenários, a FACE decorre no Centro de Negócios de Ansião e visa congregar iniciativas relacionadas com a orientação profissional, a discussão do futuro da Educação, o fomento do espírito empreendedor e a troca de impressões com parceiros europeus convidados.

A abertura oficial da FACE acontece pelas 21h00 do dia 19 e logo de seguida acontece uma Mesa Redonda dedicada à Educação no Mundo actual focando, entre outros, assuntos como a Exigência Laboral, a Educação Partilhada e a Educação Sexual nas Escolas. Conduzida pela jornalista Teresa Ramos, da revista Visão, esta conversa/debate, terá ainda como intervenientes Linhares de Castro, director pedagógico do Instituto de Almalaguês, José Manuel Canavarro, professor na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, Edna Jordão, psicóloga no Instituto Vasco da Gama e Marko Kuuskorpi, director da Escola Piikio/ Kaarina, da Finlândia, parceira da Escola EB 2,3 de Avelar na candidatura aprovada ao Programa Comunitário Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV).

Naturalmente, ocupando a Educação um papel central nos conteúdos e objectivos da FACE, a visita da comunidade escolar do concelho e da região apresenta-se como um predicado fundamental. Assim, no dia 20 de Maio a manhã será preenchida com a visita de alunos das Escolas do 1º CEB do Concelho, que poderão participar nos diversos ateliers e actividades disponibilizados pela organização e pelas entidades representadas. Também nessa manhã, em parceria com a empresa GestEntreprenneur, decorre a acção Empreendedorismo – Um conceito para a vida. Durante a tarde será a vez de os alunos do 9º Ano da EB 2/3 Avelar e do Instituto Vasco da Gama visitarem a FACE, participando num workshop dedicado a Percursos Formativos. A partir das 18h00 acontece uma sessão dirigida para jovens desempregados, promovida pela GestEntreprenneur e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. Ainda no dia 20 acontece no auditório do Centro de Negócios a iniciativa Educar em Ansião- O Futuro é Agora, que se inicia com a apresentação pública do projecto de requalificação da Escola Pascoal José de Mello, de Ansião, por parte de responsáveis da Parque Escolar EPE. Depois, é ainda apresentado por Amaral Simões Carvalho, da Universidade de Aveiro, o projecto Plataforma de Ensino Assistido.

Já no dia 21 de manhã a FACE é visitada por alunos do 1º Ciclo e depois inicia-se, no auditório, o Encontro Ibérico sobre Educação e Formação, resultado de uma parceria entre o Município de Ansião, a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e o Ayuntamento de Cáceres- Espanha. Este encontro prolonga-se por duas manhãs da FACE e esta primeira integra, depois da abertura pelo presidente da Câmara Municipal de Ansião, Rui Rocha, um painel moderado pelo director financeiro da ETP Sicó, José Carlos Amorim. Este painel sobre Política Local para o Emprego conta com intervenções de Maria José Casado Muñoz, vereadora com o pelouro da Juventude no Ayuntamento de Cáceres (Espanha), António Pinto, director do Centro de Emprego de Figueiró dos Vinhos, Miguel Lopes Guerero, vereador do Ayuntamento de Cáceres e Fernando Pinheiro, presidente da Associação Empresarial do Concelho de Ansião. Ainda durante a manhã será apresentado o tema Formação Profissional e Empreendedorismo, pelo director da ETP Sicó, Ilídio Batista.

Simultaneamente, no salão de exposições, é desenvolvido o projecto Empreendedorismo nas Escolas do Concelho de Ansião, através do programa Crescer e Empreender, destinado a alunos do 2º Ciclo, que ali desenvolverão as suas Olimpíadas Empreendedoras. Já durante a tarde de dia 21 a FACE é visitada pelos alunos do 9º Ano da Escola Pascoal José de Mello, de Ansião e, pelas 16h30, decorre um workshop sobre Percursos Formativos. Mais tarde é desenvolvida a acção Percursos Empreendedores seguida, às 19h00, de uma sessão dirigida a alunos do 12º Ano da ETP Sicó, Escola Secundária de Ansião e ET Cáceres. O dia 21 termina com um dos momentos mais importantes da FACE, com a apresentação pública do Projecto-piloto ansiao.municipiodamalta.pt, desenvolvido em parceria entre o município de Ansião e a empresa I-Zone. Este projecto apresenta-se como uma plataforma electrónica de cidadania e interacção, posicionando-se como uma ferramenta de cidadania, visando a troca de ideias, conhecimento das entidades locais e desenvolvimento de parcerias, passando a breve trecho a poder ser utilizada por todos os cidadãos. A apresentar o programa estarão Rui Rocha, o Administrador da I-Zone Rui Falcão e a programadora Dionísia Laranjeiro.

No dia 22 de Maio, Sábado, o destaque vai para a realização de um Seminário Internacional sobre Novos Ambientes de Aprendizagem, e que contará na sessão de abertura com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ansião, Rui Rocha, do presidente do Município de Kaarina, Harri Virta, do Director para o Desenvolvimento Económico, Transportes e Ambiente do sudoeste da Finlândia, Mikko Helasvuo, da Directora regional de Educação do Centro, Helena Libório e da Directora da Agência Nacional do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, Isabel Duarte. 

O primeiro painel deste Seminário será moderada por Krisse Sulonen, membro do Conselho Nacional de Educação da Finlândia, e integra uma conferência por David Justino, ex-Ministro da Educação e assessor do Presidente da República para as questões sociais e de Educação, sobre os Novos Desafios da Educação. Após o período de debate será apresentado um painel em torno de Uma Perspectiva Global – Boas Práticas Educativas na Europa. Moderado por Isabel Serra, Professora e Coordenadora do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Avelar, este painel contará com uma apresentação sobre o Projecto de Monitorização Automática da AFD utilizando as TIC, por Serge Pons, do Collége Littré, Bourges – França. De seguida Rudi Wagner Hirte da Wöhlerschule, Frankfurt – Alemanha, partilha a sua perspective sobre Encontros Europeus de Alunos e o seu impacto nas Escolas participantes. O Projecto Escolas Navegadoras será apresentado por Mário Júlio, do Agrupamento de Escolas de Avelar, enquanto que Marko Kuuskorpi, da Salvelanrinne Comprehensive School, de Piikkio, Finlândia, apresenta o projecto Comenius- Régio.

Após o almoço  é desenvolvido o painel Novos Ambientes de Aprendizagem – Promover a Escola do Futuro, moderado por Rui Falcão, administrador da I-Zone. Este painel inicia-se com a apresentação do Plano Tecnológico para a Educação e prossegue depois com o tema A escola à procura da sustentabilidade ambiental- Agenda 21 Escolar, desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Inovação. De seguida o arquitecto finlandês Jukka Sulonen apresenta De que forma pode a Arquitectura influenciar os ambientes de aprendizagem. A sessão de encerramento está agendada para as 18h00.

Após o encerramento do Seminário Internacional, no espaço do salão de exposições, decorre uma acção direccionada para pais e encarregados de educação, organizada em parceria com as Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho e orientada para o tema Que Pais Temos! Que Pais Queremos…Na noite desse dia 22, mais concretamente a partir das 21h30, regressa o projecto Empreendedorismo nas Escolas do Concelho de Ansião, incluindo a apresentação dos trabalhos do Concurso de Ideias destinado aos alunos do 3º CEB e Secundário.

Na manhã do dia 23, Domingo, acontece a segunda parte do Encontro Ibérico, orientada para o estreitamento de parcerias através do associativismo juvenil. O moderador é o director pedagógico da ETP Sicó, Luís Rocha, e intervêm o vice-presidente da Câmara Municipal de Ansião, Fernando Inácio Medeiros, a vereadora da juventude de Cáceres Maria José Casado Muñoz, o presidente do conselho local de juventude de Cáceres Enrique Hernandez Diez, o dirigente juvenil Bruno Martins e a presidente do Instituto português da Juventude, Helena Alves. O encerramento deste Encontro Ibérico está agendado para as 13h00, pelo presidente da Câmara Municipal de Ansião Rui Rocha.

Durante a tarde deste Domingo será apresentado o projecto Empreendedorismo nas Escolas do Concelho, desta feita com a iniciativa Empreendedor por um Dia, destinada a alunos do 1º CEB. Esta primeira edição da FACE encerra às 18h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Pingback: xt_blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *