Montijo, Sociedade

Dia Internacional dos Museus – Montijo

 No âmbito do Dia Internacional dos Museus (18 Maio), a Câmara Municipal de Montijo, através do Serviço Educativo do Museu Municipal, vai desenvolver um conjunto de actividades, entre os dias 17 e 20 de Maio, dirigidas ao público sénior e escolar.

   Este ano, o tema do Dia Internacional dos Museus é “Museus e Harmonia Social” e, por isso, o Serviço Educativo do Museu Municipal preparou actividades que pretendem contribuir para o diálogo intercultural, interpretar e reflectir sobre a sociedade e as suas mudanças

   No dia 17 de Maio, das 10h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30, a actividade proposta é “À Descoberta da Arte Pública”, no centro da cidade. Desenvolvida em parceria com o Gabinete do Idoso e com a Uniseti Montijo, propõe mostrar, aos mais idosos, o que é arte pública e procurá-la no centro da cidade.

   As crianças do 1.º ciclo do ensino básico poderão participar, no dia 18 de Maio, das 10h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h00, na zona ribeirinha do Montijo nos “Pescadores de Sonhos” (uma conversa com o pescador Aranha, um passeio de barco pelo Estuário do Tejo e jogos tradicionais da época do pescador Aranha) e na actividade “Viagem ao interior da Atalaia”, que contará com um passeio de carroça pela freguesia da Atalaia, jogos tradicionais e uma pintura colectiva, em papel de cenário, sobre a Quinta do Museu Agrícola da Atalaia.

   No dia seguinte, entre as 10h30 e as 12h00 e as 14h30 e as 16h00, o Serviço Educativo do Museu Municipal implementará, novamente, o atelier “Os Pescadores de Sonhos”.

   No dia 20 de Maio as localidades de Canha, Pegões Velhos e Figueiras receberão, entre as 10h30 e as 12h00 e as 14h30 e as 16h00, as crianças do pré-escolar para brincarem às “Espiguinhas do Campo”. A um passeio no campo para apanhar a espiga, seguir-se-á um diálogo dirigido com as crianças para levá-las a compreender o significado do Dia da Espiga. No final realizarão uma pintura e colagem colectiva, tendo como tema o campo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *