Marco de Canaveses, Sociedade

Câmara municipal do Marco de Canaveses e Ultriplo assinaram protocolo

O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses Dr. Manuel Moreira, deu o primeiro exemplo e depositou num contentor roupa, que agora poderá ajudar alguém necessitado. O protocolo foi assinado na manhã de quarta-feira, dia 12 de Maio, e um total de 14 contentores estão já espalhados pela área do concelho. Sob o lema “doar a quem precisa é cuidar do planeta, usar roupa em segunda mão é fashion”, os marcuenses podem agora depositar a roupa, o calçado e mesmo os bonecos que já não usam, mas muito úteis para quem necessita. 

A necessidade em cuidar-se do aspecto social é um meio para conseguir melhorias do nível de vida das populações, bem como repor a dignidade dos mais carenciados. Com a celebração do protocolo entre o Município do Marco de Canaveses e a Ultriplo, as instituições de cariz social do Marco de Canaveses passam a dispor de mais um meio para beneficiar de doações de roupas, brinquedos e até de livros, satisfazendo, deste modo, as necessidades das famílias carenciadas do concelho. 

Na Acção Social, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido traduz a preocupação da Câmara Municipal em reflectir e actuar sobre problemáticas locais de pobreza e exclusão social, sempre com o objectivo de perspectivar um quadro social mais positivo, enquadrado por um sistema de parcerias, coordenação de esforços e rentabilização de recursos das entidades do Concelho.  

O Município de Marco de Canaveses, através do seu Gabinete Municipal de Acção Social, tem vindo a desenvolver diversas iniciativas no sentido de criar condições que favoreçam o bem-estar da população local, em particular, das categorias sociais mais vulneráveis em situação de pobreza e exclusão social, onde se incluem as crianças e jovens em risco, os idosos, os deficientes, incentivando redes de apoio social integrado e dinamizando programas de apoio ao desenvolvimento social. Com o objectivo de apoiar a população mais carenciada do concelho, foi criada a Loja Social do Município de Marco de Canaveses. Este projecto pretende realizar um trabalho de apoio social em rede, projecto dinamizado pela autarquia e que envolve toda a comunidade, incluindo as instituições de solidariedade social. A celebração deste protocolo com a Ultriplo vai potenciar o projecto da Loja Social.  

Nesse sentido a Ultriplo compromete-se a colocar 14 contentores específicos, espalhados pelo Concelho, para acolher os donativos relativos a roupas, calçados e brinquedos e a satisfazer as necessidades das famílias carenciadas do concelho do Marco de Canaveses.  

A adesão do Município a este projecto tem também um cariz ambiental. De facto, durante todas as fases do processo há uma preocupação ambiental patente na política seguida pela empresa Ultriplo e defendida e aplicada pelo Município do Marco de Canaveses que se consubstancia na política dos quatro R’s. Reduzir, Recuperar, Reciclar e Reutilizar. Assim, o cidadão ao colocar a roupa, calçado e brinquedos no contentor específico está a contribuir para ajudar as famílias mais carenciadas e ainda a colaborar para um melhor ambiente.

Como? A empresa Ultriplo após a recolha dos materiais depositados no contentor especifico, faz a triagem, separando a roupa que não está em condições de ser distribuída, para reciclagem. Depois a roupa é transformada em produtos de limpeza de origem têxtil ou então em fibras que posteriormente são utilizados no fabrico de novos produtos. O calçado é transformado em alcatrão.  

Deste modo, cerca de 95% do que é colocado nos contentores é aproveitado, ampliando o seu tempo de uso mas também ajudando os que necessitam. Este processo de reciclagem também contribui para a redução dos custos de transportes de resíduos, por parte do Município. Este serviço é gratuito para o Município e para o cidadão. 
 
Pretende-se assim dar um contributo social e ambiental. Por um lado tem a faceta de contribuir para a recuperação de desperdícios e por outro tem a valência de encaminhar os bens recolhidos para os indivíduos, famílias ou instituições de solidariedade social sinalizadas, pela rede de parceiros do Marco de Canaveses.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *