Desporto, Marinha Grande

Desporto para invisuais na Marinha Grande

O Pavilhão Gimnodesportivo da Marinha Grande (junto à Escola Nery Capucho) acolhe a realização da sexta jornada do 15.º Campeonato Nacional de Goalball, no próximo sábado, 15 de Maio.

 A iniciativa é coordenada pela ANDDVIS – Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais e conta com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e do Grupo Auchan.

 A sexta jornada conta com a participação de sete equipas, que irão disputar os seguintes jogos:

ORDEM DOS JOGOS NÚMERO E NOME DAS EQUIPAS HORÁRIO PREVISTO
1º  JOGO Académico FC VS GD Mouraria 13h20
2º  JOGO ACAPO DL VS GD Alcoitão 14h10
3º  JOGO CAC Pontinha VS GD Caldelas 15h00
4º  JOGO FC Ranhados VS GD Mouraria 15h50
5º  JOGO CAC Pontinha VS GD Alcoitão 16h40
6º  JOGO ACAPO DL VS GD Caldelas 17h30
7º  JOGO Académico FC VS FC Ranhados 18h20

Desporto para invisuais

Goalball é  um jogo colectivo, conduzido no chão de um pavilhão/ginásio dentro de um campo rectangular (18mX9m) dividido em duas metades por uma linha central. Os golos são marcados em ambos os extremos. O jogo é  praticado com uma bola com guizos. O objectivo é que cada equipa faça rolar a bola através de lançamentos manuais para que a bola transponha a linha de golo da equipa adversária, enquanto a outra equipa tenta evitar que tal aconteça.

O Goalball foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sepp Reindle, com o fim de realizar a reabilitação (nas suas diversas vertentes) aos veteranos de guerra feridos em combate na II Guerra Mundial.

Passados 30 anos da sua invenção, foi apresentado nos jogos Paralímpicos de Toronto (1976) e é jogado oficialmente desde os Jogos Paralímpicos de Arnhem (Holanda, em 1980). Desde então, a popularidade do Goalball aumentou, sendo disputadas competições em mais de 112 países.

Actualmente, devido à sua popularidade entre os desportos para pessoas com deficiência visual, é considerado o “futebol para cegos”. No entanto, a população Portuguesa desconhece na sua maioria esta modalidade. Em Albufeira, no passado ano, a ANDDVIS em colaboração com a ACAPO organizaram o Campeonato Europeu de Goalball Classe C.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *